Cenografia Sítio São João abre para visitas

Campina Grande, 7 de junho de 2014  ·  Escrito por Cecy Macedo e Jayanne Lins  ·  Editado por Amanda Freire  ·  Fotos de Taysom Maytchael

sitio são jõaoFoi aberto oficialmente hoje, às 8h, o Projeto Cultural Sítio São João, que está localizado em novo endereço, no bairro Catolé, na rua Luiza Bezerra Mota. Dando um pontapé inicial para os festejos juninos na cidade, a abertura contou com a presença de autoridades locais, da imprensa e de visitantes que foram animados pelo Trio de Forró Danado de Bom. Em sua 20º edição, o Sítio São João, que tem a 17º em Campina Grande, as outras duas edições foram em São Paulo e uma em Brasília, vem com o objetivo de difundir a cultura nordestina ao redor do Brasil funcionando durante todo o período junino.

O Sítio foi montado com nova estrutura com uma área cenográfica que tem a intenção de retratar aos visitantes o estilo de vida do interior nordestino, como o engenho de cana, a casa da farinha, bodega, capelas, casas de taipa, tipografia, um “parquinho” para as crianças e uma grande palhoça onde se realizará shows ao longo do evento.

As autoridades foram chamadas para compor o palco principal, dentre elas o vereador e representante do prefeito, Jóia Germano, que falou das dificuldades encontradas pelo idealizador João Dantas ao realizar o projeto. Uma dos problemas citados pelo vereador, foi a falta de uma localidade fixa para o sítio e que, apesar disso, o idealizador nunca desistiu de pôr em prática suas ideias e finalmente em 2017 terá um local estável, com 28 hectares, próximo ao Presídio do Serrotão. João Dantas revela que dentre uma das novidades do local haverá um monumento de 100 metros de São João.

Outro destaque da abertura foi a presença das crianças da Creche Municipal Áurea Moura Ribeiro, localizada no Bairro das Cidades em Campina Grande. A coordenadora Leia Carla conta em entrevista que “o objetivo é trazer as crianças para conhecer de perto os pontos turísticos relacionados ao São João e combinar com um projeto da creche sobre os 150 anos de Campina Grande”.

E por fim foi servido o tradicional café da manhã com comidas regionais, como bolo de milho, pamonha, pé-de-moleque, canjica e entre outras para os convidados presentes. O idealizador do projeto cultural e também cordelista João Dantas, recita ao final do evento um de seus versos “grande festa nordestina com forró a todo segundo, nós fazemos em Campina o Maior São João do Mundo”.

Serviço:
Sítio São João: cenografia de vila do interior
Local: rua Luíza Bezerra Mota, bairro Catolé
Ingressos: R$ 5 (homens), R$ 2 (mulheres)
Horário: aberto diariamente às 10h
Período: 6 a 13 de julho

Comentários