Quartel General do Forró tem roda de capoeira

Campina Grande, 9 de junho de 2014  ·  Escrito por Amanda Lopes e Felipe Valentim  ·  Fotos de Marcos Moraes (Blog Livre Pauta) 

Se engana quem pensa que o Maior São João do Mundo só tem espaço para o forró. No último domingo (08), o Parque do Povo abriu espaço para a primeira apresentação deste ano da Escola de Capoeira Afro Nagô na festa junina. A presença do grupo atraiu praticantes do jogo, como também curiosos. Essa mistura cultural pode ser encontrada todos os domingos por volta das 17h30 até as 19h30.

Através do Projeto Capoeira Inclusiva, os alunos da Escola levam a cultura afro, há mais de 10 anos, para o meio do Quartel General do Forró. De acordo com o Professor Evaldo Batista, mais conhecido como Mestre Morcego, a aceitação do público é boa, principalmente pelas crianças, no entanto ainda se encontra um pouco de resistência à cultura negra.

“Isso aqui no meio do São João é estranho, mas ao mesmo tempo interessante”, destacou a agente de campo, Claúdia Rivênia Maia, que acompanhou a apresentação.

O Mestre Morcego salientou que o Grupo abre espaço para que o público possa participar da roda da capoeira. “Esta iniciativa visa integrar as pessoas, pois nosso projeto é de capoeira inclusiva”, destacou.

Para Regina Silveiro, que é casada com um capoeirista, a participação deste movimento no São João resgata a cultura negra e ao mesmo tempo a inclui em meio à cultura popular. “Saindo um pouco desta festa que cada vez mais se torna industrializada”, ressaltou.

Inovando em suas apresentações neste ano, o grupo trará a cada semana um segmento da cultura popular, como coco, samba de roda e maculelê, fazendo uma verdadeira mistura cultural.

INFORMAÇÕES

A Escola de Capoeira Afro Nagô foi criada no ano de 1980 em João Pessoa e está em Campina Grande há 23 anos. O grupo trabalha em várias comunidades da cidade, como Ramadinha e bairro dos Cuités, mas tem sua base na Estação Velha, onde as aulas acontecem nas Terças-Feiras (18h30 às 20h30) e aos sábados (10h30 ao meio dia). Os interessados podem procurar o local no horário e dia das aulas.

Comentários