Na edição de 2014 do Maior São João do Mundo, o Parque do Povo, sede dos festejos juninos no município de Campina Grande/PB, conta com um Núcleo de Segurança Pública Integrada. Nele estão presentes os efetivos das Polícias Militar (PM) e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal que durante a realização do evento unem seus esforços, com o objetivo de garantir maior agilidade e eficácia no atendimento aos forrozeiros.
O aspirante a oficial da Polícia Militar, Paulo Renato, explicou como funcionará o rodizio das guarnições. Segundo ele, de segunda à quinta-feira, a festa contará com a presença de 100 policiais militares, e em dias de maior movimentação, como as sextas-feiras, sábados, domingos e feriados o policiamento será realizado por 300 homens.
No pátio do palco principal a PM mantém quatro Dispositivos de Policiamento Ostensivo Preventivo (POP) espalhados pela área, de onde previnem a prática de delitos por meio da observação da multidão. O Núcleo de Segurança Pública Integrada também conta com o monitoramento eletrônico por meio de 60 câmeras instaladas no local.
De acordo com Paulo Renato, os frequentadores do Maior São João do Mundo, vítimas de violência urbana, podem registrar o boletim de ocorrência em uma delegacia instalada no próprio Núcleo. Ele ainda aproveitou a oportunidade para deixar algumas orientações para os visitantes:
1. Não ostentar objetos de valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias;
2. Evitar passar em ruas ou praças mal iluminadas;
3. Não sair com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, caso não haja necessidade;
4. Não abrir carteira ou bolsa na frente de estranhos;
5. Separar pequenas quantias em dinheiro para pagar passagem, café, cigarros, etc.;
6. Utilizar motos-taxistas cadastrados na Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP);
7. Evitar aglomerações na frente do palco principal;
8. Evitar ir a festa em carro particular, sempre procurar o transporte público ou serviços de táxi e moto-táxi.
Guarda Municipal de Campina Grande (GMCG)
A Guarda Municipal de Campina Grande (GMCG) atuará de maneira suplementar à ação da PM na infraestrutura de segurança pública planejada para as festas juninas.
De acordo o Coordenador da CMCG, o coronel José Cláudio do Nascimento, o efetivo de 57 guardas para atender a uma população de aproximadamente 400 mil pessoas, é pequeno. Ele se queixa da quantidade do efetivo e declara “ para uma cidade do porte de Campina Grande é necessário um número quatro vezes maior de guardas municipais”.
José Cláudio declarou ainda que “durante a realização do São João os guardas municipais estarão presentes no Parque do Povo e em rondas móveis pela cidade. E que apesar da falta de equipamentos, como armas de fogo, o trabalho será realizado com eficiência”. Ele também garantiu dobrar o contingente no Terminal de Integração de ônibus da cidade.