Data-se do século XI a prática do artesanato. Usar as próprias mãos para transformar matéria prima em produto final é o trabalho de milhares de artesãos. Além da valorização da identidade regional, o artesanato contribui com a manutenção e resistência da tradição.
No Parque do Povo, em Campina Grande/PB, onde é sediado o Maior São João do Mundo, artesãos expõem seus produtos ao ar livre, e atendem a solicitação do público que visita o local. O preço das mercadorias varia em torno de R$ 150,00. Colares, pulseiras e brincos são as opções para os turistas.
Aurilene Lopes parou alguns instantes para observar o trabalho minucioso do artesão, que manuseava cuidadosamente um pedaço de fio. Ela comprou uma pulseira para presentear o filho, “encontramos uma variedade de produtos no Parque do Povo. É interessante porque tudo que se busca por aqui tem”, disse.
O artesão, Davi Willian, trabalha com artesanato há mais de dez anos e explica como está sendo sua passagem pelo PP.“Estou aqui pela primeira vez vendendo brincos, pulseiras e colares de pedras. Não tenho expectativa para a venda dos próximos dias porque gosto de viver o momento, mas até agora estou tendo uma boa lucratividade. Ficarei até o termino do Maior São João do Mundo”, concluiu.