Para os mais velhos, uma viagem nostálgica ao tempo dos tradicionais festejos juninos. Já para os donos da festa, os pequeninos, uma tarde feliz com tudo que se tem direito. Cardápio repleto de comidas típicas, danças ao som de cantigas de roda, forró pé de serra e muitas brincadeiras. O resultado disso tudo foi a união de famílias se divertindo no Arraial das Crianças da Casa do Menino, tradicional escola de freiras localizada no bairro Santo Antônio em Campina Grande. A equipe de professores realizou com os alunos diversas apresentações folclóricas na tarde deste domingo, 15.
O intuito principal da festa foi trabalhar com os pequenos, durante este mês, a importância do patriotismo e a valorização da cultura regional. Vestidos de verde e amarelo, eles abriram o evento dando um espetáculo ao som da música da copa. Do 1º ao 5º ano do fundamental foram feitas apresentações surpreendentes com coreografias bem coordenadas e, claro, animação sem fim. Os olhares empolgados dos “papais corujas” confirmavam que tudo estava lindo e a plateia cheia admiradores orgulhosos aplaudia a criançada a cada apresentação.
No resgate da herança cultural deixada pelos os europeus, a professora Edilza Belo defende a inclusão das crianças na tradição dos festejos juninos, com a realização de atividades dentro e fora de sala de aula. “Nosso objetivo maior é que esta memória não morra, já que nossas raízes estão atreladas a essa cultura e a origem de nosso povo. A gente tende a preservar e repassar isso para as nossas crianças”, ressalta.
Para a freira Luzinete Amorim de Brito a importância do trabalho vai além do resgate cultural. Ela analisa que a escola age como uma aliada no que se refere à união. “Este é um momento em que resgatamos a família na escola. É muito importante porque os pais e as crianças vieram. É a cultura nordestina na escola envolvendo a família”.
Célio Tomé, pai da aluna Thainá do 2º ano do fundamental afirma que os pais junto as escolas devem assumir o compromisso de apresentar aos filhos essa diversidade folclórica do Brasil, vinculando esse aprendizado ao processo de formação das crianças. “A cultura e educação vêm dos pais e a escola vem conciliar e abranger estes ensinamentos”, concluiu.