O centro de artesanato recriado no Parque do Povo recebe o nome de Vila Nova da Rainha uma homenagem aos tempos em que campina era apenas uma vila. O cenário remonta a arquitetura semelhante a original onde os visitantes podem fazer suas compras ou apenas apreciar todo o trabalho produzido.
No espaço montado no Parque do Povo é possível encontrar um pouco de nossas raízes, o lugar é totalmente dedicado a valorização da produção cultural nordestina através do trabalho de talentosos artesãos de Campina Grande /PB além da arquitetura que representa nossa identidade cultural local.
A Vila nova da Rainha oferece ao público seja ele regional ou não, uma diversidade de produtos que mostra todo o talento e criatividade dos nossos artesãos, que expressam suas particularidades dando forma e funcionalidade aos mais diversos materiais.
A movimentação de pessoas no espaço varia entre o começo e o início da festa onde pode-se observar a freqüência dos visitantes da própria localidade e também de estrangeiros.
Para o artesão Pedro Nunes expositor de artesanato a oito anos na Vila Nova da Rainha no Parque do Povo, o espaço contribui de forma significativa para a valorização do trabalho dos artesãos “este espaço só vem a somar porque é mais um meio das pessoas conhecerem, porque tem muita gente que é da cidade e não sabe que existe esse tipo de trabalho aqui dentro da cidade” diz o artesão.
E para ganhar mais visibilidade a Vila Nova da Rainha foi realocada dentro do Parque do Povo visando mais acessibilidade dos visitantes “ a localização este ano contribui bastante para a visitação devido a proximidade com as barracas as famílias visitam bastante” esclarece o coordenador Renato Nascimento.
A Vila Nova da Rainha não resumi-se a apenas um centro de artesanato onde são expostos trabalhos moldados de diversas matérias primas mas sim um centro que valoriza, preserva e dissemina nossa identidade cultural local para o mundo nos firmando como autores produtores de uma cultura que tem importância para a historia da nossa nação.