O Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar está com uma tenda montada no Parque do Povo durante os 30 dias do Maior São João do Mundo para alertar crianças e adolescentes sobre os perigos que as drogas e a violência oferecem.
O objetivo principal do PROERD é transmitir uma mensagem de conscientização para os jovens de escolas públicas do 5° e 7° ano para que permaneçam longe desse mal que atinge boa parte da população, através de lições educativas e palestras com práticas efetivamente voltadas para a prevenção e reflexão,as crianças podem levar os exercícios para casa e podem interagir com seus familiares através das informações adquiridas durante o projeto.
“O projeto está desde 2001 em Campina Grande, em sala de aula o policial vai á escola fardado e desarmado, levando informações a crianças e adolescentes de como se prevenir realmente em relação a questão da influência que as drogas exercem, por exemplo, no corpo dela que está em fase de desenvolvimento irá afetar demais o corpo dela.” afirmou Lidiane Maciel Ferreira uma das coordenadoras.
Acompanhando quatro turmas por semestre, o PROERD visita escolas uma vez por semana, além disso ao final do curso há uma “formatura”, trata-se de uma cerimônia comemorando o final do mesmo. Todos que participaram recebem um certificado que consta sua participação interativa e compromissada na prevenção e resistência das drogas.