O projeto Repórter Junino, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, vem estabelecendo parcerias com outras universidades desde o início de seu surgimento. Durante essas 10 edições do projeto já participaram do projeto alunos e professores de outras universidades e faculdades do Nordeste como Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB , Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Federal do Ceará – UFC- Campus Juazeiro do Norte, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Faculdades Integradas de Patos – FIP. Desde 2013, o projeto mantem uma parceria com o curso de Comunicação Social – educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
A consolidação de mais uma parceria está sendo estabelecida com o curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus de Juazeiro. Quatro alunos do referido curso (Augusto Jackson de Jesus, Brena Souza, Fabiana Silva e Claudilma Marques) e o professor Anaelson Leandro estarão em Campina Grande a partir de amanhã (27) participando do projeto em forma de intercâmbio. Em Campina Grande, a equipe se integrará a dos estudantes do curso de Jornalismo da UEPB e de Comunicação Social da UFCG e trabalharão em reportagens sobre o São João podendo contribuir, inclusive, com sua visão de festa junina e conhecimento das peculiaridades dos festejos na cidade.
O professor Anaelson Leandro, coordenador da equipe do curso de Jornalismo da UNEB, explica as motivações e o que espera da parceria: “a parceria nossa é motivada mais pela relação pessoal que mantenho com o corpo de professores da UEPB e por conhecer o projeto desde o seu embrião. Esse primeiro contato objetiva unir estudantes jornalismo da UNEB de Juazeiro a estudantes da UEPB que já atuam em um projeto consolidado. Coordenar essa iniciativa é satisfatória no sentido de aprender mais sobre a cobertura jornalística de um grande evento e reproduzir esse tipo de cobertura na região do Vale do São Francisco.” Por outro lado, o coordenador do Projeto Repórter Junino, Fernando Firmino da Silva, reforça a necessidade de parcerias como a que se estabelece. “O projeto Repórter Junino cresceu baseado nessa parceria necessária com outras instituições do Nordeste visando ampliar sua área de cobertura e poder trazer para o público não somente as notícias de Campina Grande, mas de todo o Nordeste com sua rica cultura. O Repórter Junino está consolidado e é acessado bem além da Paraíba. Isso fortalece nosso objetivo de se tornar o principal portal de notícias no Brasil exclusivamente sobre São João e cultura popula”, enfatiza.
Expectativa dos estudantes
O grupo já vem produzindo reportagens sobre o São João da região do São Francisco, especificamente Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco). “A expectativa é imensa, as melhores possíveis, pois é uma oportunidade única para um estudante de comunicação social. De como se comportar diante de alguns aspectos na área do jornalismo. É uma grade projeção de uma experiência de como cobrir um grande eventos de São João. Como estudante, vou encontra muitos desafios, mas nada que com os erros não aprenda. Esta experiência de fazer estas coberturas irá acrescentar muito em minha vida profissional e curricular e com isso vai me ajudar a desenvolver habilidade e ferramentas para entender de como este mundo jornalístico funciona”, comentou o estudante Augusto Jackson – aluno do 4º semestre curso de Jornalismo em Multimeios – Uneb Juazeiro e que faz parte da equipe.
Outra estudante na expectativa pelo trabalho no São João de Campina Grande dentro do projeto Repórter Junino é Fabiana Silva, também do 4º semestre curso de Jornalismo em Multimeios. “Bom, com a participação nesse projeto, pretendo colocar em prática todo aprendizado adquirido em sala, além de aprender a manusear situações reais e não mais simuladas, como até então vinha realizando. Trocar experiências, ter uma maior interação com alunos de outra Universidade sempre é enriquecedor, sem falar na experiência que irei adquirir, podendo abrir novos caminhos na área profissional.”
Os alunos ficarão no projeto durante todo o final de semana. Na oportunidade participarão de atividades de reportagens no Parque do Povo e outros lugares culturais de Campina Grande. Atuarão como repórteres, editores e fotógrafos e conhecerão a dinâmica de trabalho dos alunos e professores do projeto como o de transmissão ao vivo, fluxo de produção em redação em nuvem e a discussão de pautas que ocorre durante o período.