Tradicionalmente conhecido, o São João da cidade de Ingá teve uma grande programação neste ano de 2014. Apresentando decoração junina uma bela e bastante acolhedora, a festa, apesar do tempo chuvoso, arrastou centenas de forrozeiros, que puderam se divertir ao som de muito forró, apresentando também mais uma edição do “Forró da Pedra”, realizado no ponto turístico da cidade: As Itacoatiaras.
A programação foi iniciada pelos distritos da cidade, Pontina e Chã dos Pereiras, nos dias 07 e 14 de Junho. A partir daí, o forró percorreu todos os bairros da cidade, animando os cidadãos ao som de muito forró pé-de-serra. Outro ponto do São João de Ingá foram os festivais de quadrilhas, que mobilizaram toda a população, com presença das escolas locais, programas da ação social e quadrilhas convidadas, recebendo, todas as apresentações, troféus por participação.
Nas tardes dos dias de festa, a animação ficou por conta do Forró da Pedra, que oferece aos visitantes muito forró e ainda um passeio cultural, a visita às Pedras Itacoatiras, que ficam à disposição do público. Este ano, o evento trouxe como novidade a apresentação de três típicos trios de forró ingaenses, um deles é “Raízes Nordestina”, tradicionalmente conhecido e prestigiado pelos cidadãos de Ingá. Segundo o secretário de turismo da cidade, Walter Mário da Luz, o Forró da Pedra de 2014 supriu as expectativas e contou sobre possíveis novidades para a programação do próximo ano. “Espero trazer o trem do agreste, vindo de Itabaiana até Ingá, trazendo pessoas de todo o vale da Paraíba, e aqui [Ingá] vão se concentrar na estação ferroviária, um patrimônio histórico da cidade, de lá vamos conduzir o povo até as Itacoatiaras para fazer uma visita turístico-cutural.”
Nas noites dos dias 22, 23 e 24, o centro da cidade foi o lugar da festa. Mesmo o clima chuvoso não foi motivo para desanimar os forrozeiros, que puderam prestigiar atrações como Os 3 do Nordeste e Forró Saia Justa. Outra opção para os forrozeiros era a ilha do forró localizada na praça Antenor Navarro, com trios que animavam a população tocando o tradicional forró pé-de-serra.