Casa de Farinha é atração nos festejos juninos de Remígio

Campina Grande, 27 de junho de 2014

Por Walmir Bezerra

Mexendo Farinha

Casa de farinha é reproduzida na cidade de Remígio, e se torna uma das atrações do São João. Foto: Walmir Bezerra

Como manda a tradição, as transformações nos festejos juninos em nossas regiões acontecem naturalmente. As paisagens mudam com a chegada da chuva, a culinária com repletos e saborosos pratos de nossa cultura e sem contar as infraestruturas das cidades com bandeirinhas, balões e vários outros adereços para incrementar e embelezar mais ainda nossas festividades. Reforçando a tradição a Cidade de Remígio – distante 35 km da cidade de Campina grande – inovou ao recriar uma típica Casa de Farinha em seu Arraial de São Pedro.

Durante o mês de junho a população Remigense e de cidades vizinhas tem o prazer de relembrar as antigas farinhadas realizadas nas comunidades rurais. A surpresa toma conta de todos, com a estrutura em que, à primeira vista, pensa-se ser uma réplica, mas quando os visitantes se deparam com a própria população ralando mandioca, peneirando e mexendo farinha como manda a tradição, se surpreendem. O cenário se transforma todos querem mexer um pouco relembrar os tempos de roçado de quando moravam nos sítios. Mas se engana quem pensa que a festa fica só na farinhada: tem Forró Pé de Serra para animar, tapioca para os visitantes, amostras de artesanatos da região e as variáveis quadrilhas juninas se apresentando em frente à Casa de Farinha.

O intuito da construção foi de relembrar do passado da população em sua maioria vindas da zona rural. O prefeito Melchior Batista relata que desejava apenas não trazer festas de rua – shows artísticos – e também inovar, fazer com que a população relembre da festa como algo místico e animado. O fluxo de pessoas é contínuo, principalmente, quando fotografam as atividades no preparo da farinha e do beijú. O relato das pessoas relembrando o tempo de farinhada torna algo bem mais saboroso do que um local artístico e sem contar a população levando farinha preparada na hora para suas residências.

A Casa de Farinha é uma dos atrativos que contemplam as festividades juninas da cidade, que conta ainda com apresentações de grupos artísticos, festas nas comunidades e durante os dias 28 e 29 de junho, festas em praça pública com varias atrações entre elas o Trio de Forró, Os Três do Nordeste e a Dupla Forrozeira Sirano e Sirino entre outros.

 

Confira o Slidely Gallery da Casa de Farinha.

 

Edição de Texto e Slidely Gallery: profa. Adriana Alves Rodrigues

Comentários