O que faz o Maior São João do Mundo ser maior? Não é apenas a dimensão do Parque do Povo (42 mil metros quadrados), o tempo de duração do evento (30 dias) nem a quantidade de visitantes no período (2 milhões) que fazem a diferença para os festejos juninos de Campina Grande nesses 31 anos de existência. Muito além dos dados que vangloriam o evento, uma parte da essência da festa às vezes passa despercebida: os pontos culturais materiais e imateriais que constituem a história do São João de Campina Grande – PB como uma das festas populares mais ricas do Brasil.
Com este contexto em mente, a Jornada Junina se constituiu numa ação que objetivava dar visibilidade aos pontos turísticos e culturais da cidade (tanto os famosos quanto os menos conhecidos). Uma turma de 20 alunos da disciplina de Agência de Notícias, ministrada pelo professor Fernando Firmino da Silva, no curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB encarou o desafio de noticiar os lugares culturais de Campina Grande durante 24 horas entre os dias 25 e 26 de junho.
Primeiro, a turma criou uma fan page no facebook denominada Agência de Notícias Junina com a intenção de postar a partir de dispositivos móveis (tablets e smartphones) notícias curtas do São João de Campina Grande. Depois discutiu a ação a partir da hashtag #jornadajunina2014 e através de uma caravana a equipe percorreu pessoalmente os diversos lugares culturais (Feira Central, Parque do Povo, Vila do Artesão, Museu de Arte Popular da Paraíba, entre outros) construindo narrativas em diversos formatos (textos, áudios, vídeos, fotos, transmissão ao vivo) que pudessem conferir sentido a esses lugares e massificar as informações para dar visibilidade aos personagens, aos artefatos culturais e as obras de artesanato e de arquitetura.
24 horas de conteúdos em fluxo contínuo – Durante um turno, a hashtag #jornadajunina2014 movimentou a cidade durante o Maior São João do Mundo com notícias sobre pontos turísticos e culturais de Campina Grande – PB em diversas redes sociais e sites. O encerramento da cobertura ocorreu na quinta-feira, às 11h, com forró pé de serra do trio Heim! no Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, em Bodocongó. Foram publicados conteúdos desses lugares com expressão da cultura popular e dos festejos juninos. A equipe realizou entrevistas e produziu notícias, reportagens especiais, transmissão ao vivo, fotos, vídeos, áudios e comentários nas redes sociais e outras narrativas dos locais e suas peculiaridades. Em breve será publicado também o making off de toda a movimentação de bastidores.
A ação é uma iniciativa da disciplina de Agência de Notícias vinculada ao Projeto Repórter Junino do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e coordenada pelo professor Fernando Firmino da Silva. “Essa idéia de dedicar 24 horas de cobertura intensiva à cultura do São João e dos pontos turístico-culturais da cidade surgiu durante as aulas da disciplina que ministro no curso sobre agência de notícias. Criamos uma fan page denominada Agência de Notícias Junina e, a partir da experiência, resolvemos partir para algo mais ousado, que é esse envolvimento maior entre o jornalismo e a rotina do São João de Campina Grande”, explica o professor.
A “Jornada Junina” colocou na rede toda a cultura de Campina Grande e seus pontos turísticos durante 24 horas. Na chamada da campanha, a organização da iniciativa faz um chamamento para que todos se envolvam como tem sido divulgado: “Participe. Use a hashtag#jornadadajunina2014 e publique também conteúdos dos lugares mais charmosos de Campina Grande.”
Durante o primeiro semestre os alunos receberam noções de jornalismo móvel visando atuar como se fossem correspondentes de agências de notícias a partir do uso de tecnologias móveis digitais como smartphones e tablets. Os alunos leram textos sobre o tema e acompanharam alguns casos como da BBC de Londres, CNN americana, TV Globo e portais nacionais e internacionais que vêm experimentando tecnologias portáteis como no caso da Guerra do Iraque ou em cobertura de eventos como o Carnaval. Outros casos debatidos foram os relativos à “jornada de junho” com as manifestações nas ruas do Brasil em que a mídia tradicional como Folha de S.Paulo e Globo News utilizaram drones (aeronaves portáteis não tripuladas) e óculos de realidade aumentada como o Google Glass.
Essas práticas também já são conhecidas dos alunos participantes do Projeto Repórter Junino, que há três anos realiza transmissão ao vivo a partir de smartphones e tablets com microfones unidirecionais, teclados bluetooth e outros recursos que permitem a mobilidade do repórter. “Procurar nuances diferentes, recortes de histórias legítimas envolvendo a cultura de Campina Grande foi um exercício rico e prazeroso. O diferencial da atividade está no uso de dispositivos móveis na produção e execução da notícia, como ferramenta indispensável para exercer a profissão de jornalista, num contexto de rapidez e acessibilidade”, defende a aluna Daise Oliveira, que trabalhou na produção do projeto. Para Thaliton Ritallo, que atuou como repórter, a iniciativa trouxe benefícios para a compreensão da prática jornalística: “Foi um grande aprendizado (tanto profissional quanto pessoal) para todos que participaram fielmente dessa jornada.”
No dia da Jornada o projeto também foi pauta de programas jornalísticos da TV Itararé (vídeo acima), que gravou uma reportagem com o professor coordenador do Projeto, Fernando Firmino, e com os alunos participantes em uma das paradas da Jornada: a Feira Central. A matéria destacou como aspecto central a missão por trás da ação. “Um pequeno exército com uma grande missão, divulgar a cultura de Campina Grande durante 24 horas sem parar.[…] Em pleno mercado central, os futuros jornalistas registram imagens, colhem depoimentos e mostram Campina Grande para o mundo. Uma aula de experiências únicas”, destaca a repórter no vídeo.
Histórico de cobertura do São João – A Jornada Junina está vinculada à disciplina de Agência de Notícias e ao Projeto Repórter Junino. O curso de Comunicação Social tem um histórico de cobertura dos festejos juninos em Campina Grande. Entre o final da década de 1990 e início da década passada o curso era responsável pela rádio Junina que operava dentro do Parque do Povo e que além de executar músicas regionais era também um meio de utilidade pública com informes sobre achados e perdidos e para localização de pessoas perdidas na festa.
A partir de 2004, o curso criou o evento “Os festejos juninos no contexto da folkcomunicação e da cultura popular”, coordenado pelo professor Luiz Custódio. Em 2005, surgia no Departamento o Projeto Repórter Junino, criado e coordenado pelos professores Fernando Firmino e Águeda Cabral. O projeto introduziu a prática do jornalismo digital como modalidade de cobertura do São João no Departamento. Há três anos um novo projeto também começava a ocupar espaço e valorizar a cultura artística local, o programa Gente Nossa, coordenado pela professora Goretti Sampaio.
A Jornada Junina é mais uma iniciativa que contribui com o leque de cobertura e de discussões do evento no Departamento de Comunicação e na própria Universidade Estadual da Paraíba que também tem outros eventos e projetos voltados para a visibilidade do “Maior São João do Mundo”.
A Jornada Junina e o aprendizado – Mesmo realizada com poucas horas, a Jornada serviu para os alunos colocarem em prática suas habilidades ou para fazer aparecer aptidões nem sempre exploradas no dia a dia das aulas. É o caso dos alunos Amy Nascimento, Thaliton Ritallo, Thaise Ariadne, Ana Carolina Santos e Priscila Laryssa que aturam como repórter de vídeo tanto em transmissões ao vivo quanto em gravações de reportagem para edição. Do mesmo modo, outros alunos desenvolveram atividades jornalísticas como fotógrafos, cinegrafistas, repórteres de texto e de produção, entre outras especialidades.
Para saber mais sobre o projeto acompanhe e compartilhe! Acompanhe tudo na fan page da agência de notícias da discliplinahttps://www.facebook.com/pages/Agência-de-Notícias-Junina-Repórter-Junino/420765961434026?ref_type=bookmark e no perfil do Repórter Juninohttps://www.facebook.com/reporterjunino.uepb?fref=ts ou no sitewww.reporterjunino.com.br
Veja ÁLBUM ESPECIAL sobre a Jornada Junina.