O projeto Repórter Junino, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estabelece parcerias com outras instituições. Desde 2013 com alunos do curso de Comunicação Social – Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e este ano a parceria está sendo realizada com alunos do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
“Como ex-aluno da UEPB e como colega hoje de diversos professores, sentimos a necessidade de nos aproximar mais do projeto Repórter Junino, considerando que a UNEB engloba as regiões de Juazeiro e Petrolina, ricas em festejos juninos”, explicou o professor Anaelson Leandro, coordenador da equipe do curso de Jornalismo da UNEB. “Queremos explorar e aproveitar o potencial do jornalismo em nossa região. Então, nada melhor do que estabelecer parceria com um projeto já consolidado”, destacou.
As alunas da UNEB, Brena Rayane, Claudilma Marques e Fabiana Silva, que estão integradas no projeto contribuindo com as reportagens juninas no Parque do Povo, descreveram como está sendo a experiência de participar do Repórter Junino aqui na Paraíba.
De acordo com a estudante Claudilma, o professor Anaelsom apresentou o projeto e fez uma seleção com alguns alunos de jornalismo da UNEB. ‘’Ficamos admirados, pois lá não existe um projeto assim. Estamos muito animados porque é outro universo’’, revelou. ‘’É a nossa primeira vez na Paraíba e eu estou encantada, aqui a gente respira cultura o tempo todo”, enfatizou a estudante em relação ao Estado paraibano e a cidade do Maior São João do Mundo.
Além de ser uma experiência nova, os estudantes na UNEB estão tendo uma oportunidade de trabalhar em campo e conhecer colegas de curso. “Esse intercâmbio é um aprendizado. O cuidado em tratar a cultura local e a forma com que o Repórter Junino pauta o São João me chamou atenção. Foi com certeza uma experiência imensurável. Iremos levar essa bagagem pra vida toda, vai ser difícil esquecer esse momento’’, comentou Claudilma.
A estudante Fabiana Silva explicou que teve uma surpresa ao chegar à Paraíba e começar a se dedicar às reportagens. “Não tínhamos esse contato com a prática. Aqui aprendemos bastante coisa, principalmente no contato com os alunos daqui de Campina Grande’’. Já Brena Rayane destacou a receptividade do povo paraibano. “Achamos o pessoal da Paraíba bem receptivo. É muito bom estar trocando experiências com os alunos daqui e fazendo novas amizades”, salientou a estudante.
Após a entrevista, a equipe do Repórter Junino levou os estudantes baianos para fazer um tour pelo Parque do Povo. Coincidentemente, na noite do dia 28 quem se apresentou no palco principal foi o cantor Targino Gondim, conterrâneo da equipe da UNEB, o que resultou em uma das pautas da equipe.
“Com 10 edições, o Repórter Junino já chega a um nível mais avançado, em que é preciso que se estabeleçam estas novas parcerias”, salientou o professor Anaelson Leandro. “Talvez esse modelo de cobertura realizada pelos alunos, sirva de exemplo para outras universidades”, enfatizou o coordenador da equipe do curso de Jornalismo da UNEB.