Nesta segunda-feira (30), o IPCCAN – Instituto Paraibano de Combate ao Câncer Infantil, que, desde 2007 oferece suporte às crianças e adolescentes paraibanos que estão em tratamento do câncer, realizou sua comemoração junina na casa de festas Lelefante, localizada no bairro São José, em Campina Grande.
O evento, que acontece desde 2008, contou com a participação da presidente do IPCCAN, Kerma Brasil, voluntários da instituição, pessoas que já enfrentaram e venceram a doença, crianças portadoras de câncer e suas famílias, que tiveram a oportunidade de comemorar o São João em grande estilo, com muita música, sorteio de brindes, comidas típicas e brincadeiras.
Presidente da Instituição desde 2012, Kerma Brasil contou que a comemoração tem o objetivo de levar para as crianças a vontade de viver e lutar contra a doença, uma vez que elas são afastadas do meio social, em virtude dos cuidados que são necessários para o tratamento. Sua satisfação é imensa em poder contribuir, “Eu me sinto realizada e feliz em trazer o sorriso para essas crianças que sofrem tanto com o tratamento”, destacou a presidente.
Maria América (5), mora em Nova Olinda e está fazendo tratamento do câncer. Mesmo com todas as dificuldades, era uma das crianças mais animadas da festa, “Eu gosto dessas festinhas porque podemos brincar e comer coisas diferentes”, revelou sorridente e cheia de disposição.
No ano 2014, o IPCCAN já realizou aniversários comunitários, comemoração do Dia das Mães, Dia da Mulher, entre outros eventos que incentivam, apoiam e ajudam no tratamento. Para a realização destas festividades, é possível contar com o apoio de voluntários, que por amor oferecem ajuda.
Como é o caso de Cícera Maria, voluntária há 2 anos e comentou sobre sua doação e dedicação à casa de apoio: “ser voluntária é muito bom. Você tem que se doar por completo e fazer tudo por amor. Este é um evento muito importante pois as crianças são muito reservadas e privadas de diversas coisas, quando acontece essas festas eles ficam animados e felizes, e os familiares devem dar força, pois eles levantam a autoestima e vontade de lutar”, afirmou.