Hoje, às 14h, começou no Departamento de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, o II Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem realizado pelos projetos Repórter Junino e Gente Nossa. O curso faz parte da preparação dos estudantes para participar dos projetos durante a cobertura do São João de Campina Grande de modo que os alunos possam colocar em prática tudo que se aprende na teoria. A equipe do Projeto Repórter Junino envolve mais de 60 alunos dos cursos de jornalismo da UEPB e de comunicação social – educomunicação da UFCG, além de mais de 10 professores orientadores.
A primeira oficina ministrada foi “jornalismo empreendedor”, com o professor doutor Marcelo Barros do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, que invocou o lema “Inovar: Sonhar, pensar fora da caixa, planejar, testar” e teve como objetivo ensinar aos alunos como empreender inovando no jornalismo. Ele apresentou o “Vlids to world” que ajuda os estudantes a experimentar situações do mundo real, através de vídeos com o objetivo de transformar a sociedade ou de conquistar espaços no mercado de trabalho. Essa atividade faz parte do Projeto Clipcult que envolve parceria com o Repórter Junino e objetivo que “os melhores vídeos serão selecionados para concorrer a um festival em Paris em outubro de 2015”, destaca o professor.
Além de despertar o espírito de criatividade e empreendedorismo, a oficina deu dicas de valorização da cultura regional através da comunicação de uma forma didática e divertida de aprender. Para o aluno Samuel Oliveira, trabalhar com empreendedorismo é inovação e devemos avaliar os temas no nosso cotidiano. Para ele o curso serviu de incentivo e reflexão e pensar além do básico. Com dinamismo, os alunos conseguiram organizar as ideias e sonhos para colocá-los em prática (veja álbum com as fotos do primeiro dia).
Para o coordenador do Projeto Repórter Junino, Fernando Firmino, essa oficina abre a mente dos alunos para todo o curso e para uma visão mais contextual do jornalismo. “Essa de hoje foi a primeira oficina com um foco nas capacidades de empreender dos alunos. Até a próxima quinta-feira da próxima semana teremos outras oficinas que discutirão e levarão os alunos à prática de pautas, entrevistas, reportagens, construção de narrativas, transmissões ao vivo na festa, discussão sobre o conceito de cultura e manifestações culturais e fechará com a palestra e conversa com o jornalista e professor Esdras Marchezan sobre reportagem multimídia”, finalizou.
Amanhã, às 14h30, as oficinas continuam com o tema “produção de pauta”, com a chefe de reportagem do Jornal da Paraíba e professora do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo da UEPB. A programação completa pode ser acompanhada no perfil do Repórter Junino no facebook.
Reportagem: Amandha Freire
Vídeo reportagem: Wesley Farias
Edição: Fernando Firmino