A exatamente trinta dias do início oficial do Maior São João do Mundo a professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e chefe de redação do Jornal da Paraíba (JP), Silva Torquato Fernandes, ministrou na tarde desta terça-feira (05) o curso Produção de Pauta para alunos que dos Projetos “Repórter Junino” e “Gente Nossa”. O tema foi considerado fundamental pelos participantes do II Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem, promovido pelo projeto Repórter Junino e Gente Nossa, na Centro de Integração Acadêmica da UEPB. “Sem pauta não existe matéria. Ela é o início de tudo, é primordial. E se for bem direcionada a matéria vai sair da melhor forma”, ponderou o aluno Pedro Borges.
Silvana Torquato ressaltou a importância das pautas para os veículos de comunicação. Para ela, o pauteiro deve estar sempre bem informado com o que acontece, inclusive, monitorando outros suportes. Ela destaca ainda que esse profissional trabalha geralmente no interior das redações e a partir disso estabelece uma relação de parceria com o repórter que atua em campo, onde tudo ocorre.. “É importante sempre ter em mente o foco que vai ser dado à informação. Hoje em dia além de orientar, o pauteiro coordena a redação e sempre vai dar o direcionamento ao repórter”, destacou Silvana.
Nesta quarta-feira (06), as oficinas têm continuidade com o tema “Técnicas de reportagem e entrevista”, ministrada pelo professor Rosildo Brito, do Curso de Comunicação Social – Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Curso sobre Pauta Jornalística aumenta as expectativas dos alunos para atuação no Repórter Junino
O segundo dia do II Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem para os alunos que irão atuar no Repórter Junino 2015 fez com que as expectativas aumentassem. Para Thuca Kércia, historiadora e aluna do primeiro período de Jornalismo, “as oficinas estão sendo fundamentais no sentido de promover uma formação direcionada aos projetos que abrangem, mas também ao oficio de jornalista de maneira geral. Os conteúdos vinculados estão dando subsídios para as práticas que serão desenvolvidas dentro do Repórter junino e está participando desse projeto é instigante e desafiador”, destacou.
A professora Silvana Torquato, ministrante do curso Produção de Pauta, ressaltou a importância da participação de alunos em projetos extracurriculares, pois eles se tornam vitrine para o mercado de trabalho e que ter participado destes projetos enquanto estudante abriu muitas portas para sua carreira profissional.
Durante o curso, os alunos tem demonstrado vontade de participar e aprender cada vez mais e poder colocar em prática tudo o que esta sendo mostrado, para uma cobertura completa e inovadora do São João. Veja a programação completa do curso.
Reportagem: Iara Alves e Danielly Thayná
Edição: Arão de Azevêdo
Vídeo reportagem: Wesley Farias