Por trás das câmeras: o trabalho da imprensa na cobertura do Troféu

Campina Grande, 11 de maio de 2015
Dezenas de fotógrafos e cinegrafistas tentando capturar os momentos da festa. Crédito: Antonio Andrade

Dezenas de fotógrafos e cinegrafistas tentando capturar os momentos da festa. Crédito: Antonio Andrade

Repórteres, produtores e apresentadores de emissoras de TV, de rádio, de portais de internet e de jornais impressos marcaram presença na cobertura VII edição do Troféu Gonzagão. Devido ao prestígio do evento que reúne mais de 150 artistas regionais e nacionais, a imprensa tem oportunidade de realizar matérias e entrevistas com cantores como Alceu Valença, Targino Gondin, Assissão, Alcymar Monteiro, entre outros. O  evento é considerado o “Oscar Nordestino” da música.

O Troféu Gonzagão aconteceu na quinta feira (7/5), na sede da Federação das Industrias do Estado da Paraíba (FIEP). Entre os veículos que foram cobrir estão TV Paraíba, Itararé, Correio, Master, Borborema, Tambaú, emissoras de rádios da cidade, colunistas sociais, blogueiros e portais, além de inúmeros fotógrafos e cinegrafistas.

Repórter Rafaela Gomes na cobertura do Troféu para TV Correio. Crédito: Antoniio Andrade

Repórter Rafaela Gomes na cobertura do Troféu para TV Correio. Crédito: Antoniio Andrade

A equipe do Repórter Junino acompanhou a movimentação da imprensa com o corre corre atrás de artista, o vai e volta aos camarins, e o frenesi em si de uma festa com a presença de personalidades da cidade como reitor, vice-prefeito, secretários de governo, políticos de diferentes partidos e “socialites” e, o mais importante, artistas e apreciadores da cultura popular.

Rafaela Gomes, repórter da TV correio, afiliada da Rede Record de televisão em Campina Grande, era um dos profissionais escalados para a cobertura. “É um trabalho bastante corrido, não é fácil, não queremos perder nenhum detalhe, para levar para o pessoal de casa a informação correta, a palavra desses artistas que fazem parte da cultura Nordestina”, pontua.

Para quem pensa que Rafaela sente-se cansada pelo ritmo veloz da notícia, ela nos afirma o contrário. “Essa correria é uma das partes mais gratificante do jornalismo, com certeza para quem tá assistindo e quem ainda é estudante um dia vai sentir isso. O que é conhecer pessoas que tem história para contar, além de ter a oportunidade de conhecer os nossos ídolos, que sempre lutam para manter nossa cultura viva. É um trabalho difícil mas muito gratificante”, ressalta. Rafaela já participou de outras coberturas similares durante o tempo de faculdade quando atuou no Projeto Repórter Junino.

Para Larissa Fernandes, repórter da TV Paraíba, afiliada da Rede Globo em Campina Grande, o Troféu Gonzagão é um evento consagrado não só na Paraíba, mas no Nordeste inteiro, e é de grande importância a cobertura jornalística nesse momento. “Não tem como a imprensa não estar presente num momento como esse. Essa parte cultural é muito forte aqui em Campina Grande. É o pontapé inicial para o São João. Quando o evento ocorre as pessoas já se preparam para o São João. Nosso trabalho é fundamental para levar até o pessoal de casa que não pôde estar presente nessa noite essa cultura, os homenageados, portanto é essencial esse trabalho”, finaliza.

Larissa Fernandes esteve realizando matérias para a TV Paraíba. Crédito: Antonio Andrade

Larissa Fernandes esteve realizando matérias para a TV Paraíba. Crédito: Antonio Andrade

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Antonio Rangel Junior, esteve na festa como convidado na condição de reitor e de artista já que é cantor e compositor e ele observou o trabalho das equipes de imprensa, em especial dos alunos do Repórter Junino e ressaltou a importância do projeto na cobertura. “O projeto Repórter Junino eu acompanho desde as primeiras iniciativas, ele começou tão pequeno, num momento pontual do São João, numa proposta de uma disciplina e de fato se transformou em algo grandioso, que vem crescendo cada vez mais”, ressaltou.

Na oportunidade, o projeto Repórter Junino também esteve presente realizando experiências com dispositivos móveis (tablet e smartphone), mostrando que é possível realizar coberturas jornalísticas a partir do conceito de mobilidade. O coordenador do Projeto, Fernando Firmino, destacou a atuação junto à imprensa. “O jornalismo se faz de teoria e de prática e ao mesmo tempo das duas coisas simultaneamente. Vendo a equipe do projeto envolvida diretamente numa cobertura de imprensa de um evento desse porte demonstra a credibilidade e a maturidade que o Repórter Junino alcançou nesses 10 anos. Os alunos atuam na prática e ao mesmo tempo em que aprende o fazer jornalístico desenvolve uma visão diferenciada sobre a festa de São João. Nos 30 dias estaremos na cobertura em várias plataformas”, concluiu.

 

 

A aluna Dayane Andrade foi a repórter do Repórter Junino. Entrevistou cantores como Santanna. Crédito: Antônio Andrade

A aluna Dayane Andrade foi a repórter do Repórter Junino. Entrevistou cantores como Santanna. Crédito: Antônio Andrade

Para realizar a cobertura jornalística como a do Troféu Gonzagão e de toda a festa do São João a equipe que envolve mais de 60 alunos e 10 professores está participando do II Curso Intensivo de Jornalismo Digital e Reportagem. No curso estão assimilando uma série de conhecimentos através de oficinas como técnicas de entrevista, produção audiovisual, pautas, cultura popular, locução, manejo de dispositivos móveis e conferências sobre reportagem multimídia.

Reportagem: Dayane Andrade
Fotos: Antonio Andrade
Edição: Fernando Firmino

Comentários