O II Curso Intensivo de Jornalismo digital, promovido pelos projetos Repórter Junino e Gente Nossa, chega ao fim. Depois realizar oficinas e debates durante duas semanas sobre técnicas de pauta, entrevista, e reportagem, audiovisual, empreendedorismo e cultura popular, os alunos participantes do curso tiveram o encerramento na quinta (14/05), com a discussão sobre reportagem multimídia com a conferência de encerramento que teve a participação do jornalista e professor Esdras Marchezan da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Ele é fundador do coletivo Repórter de Rua, que reúne reportagens especiais e investigativas em formato multimídia. Esdras é um dos profissionais mais premiados no Nordeste por reportagens especiais e investigativas.
A convergência também foi um ponto discutido por Marchezan: “Eu vejo convergência como suporte, em que o jornalismo passa a trabalhar com diversos recursos num espaço de mundo. A narrativa multimidiática entra em ação quando surge a internet e a mesma vira um liquidificador, em que você joga características de meios que já existem para produzir conteúdo com características próprias”.
Esdras também falou sobre as experiências que teve no projeto Repórter de Rua, onde junto com alunos do curso de Comunicação Social da UFRN, produz reportagens multimídia. Ele aproveitou a oportunidade para propor um desafio aos alunos do Repórter Junino. A proposta é produzir junto com Repórter Junino, uma reportagem multimídia para publicar no site do Repórter de Rua. Outras parcerias estão sendo discutidas entre as duas instituições e os dois projetos para serem realizadas durante o período junino.
Reportagem: Dayara Sousa e Samara Maciel
Vídeoreportagem e fotos: Wesley Farias