Às vésperas do Maior São João do Mundo a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom) realizam, de hoje até quarta-feira (3), em Campina Grande, o 12º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. Abordando a temática folkcomunicação e cultura popular na sociedade midiatizada, do audiovisual às redes sociais, o evento é gratuito e deve reunir centenas de estudantes, professores, pesquisadores, artistas, agentes culturais e outros segmentos da comunidade. A solenidade de abertura acontece a partir das 14h, marcando o retorno do evento ao Teatro Rosil Cavalcanti, em pleno Parque do Povo.
Além da Mostra do Livro Universitário organizada pela Editora da UEPB (Eduepb) e da apresentação do Canto da Marujada, uma recriação literária do músico e pesquisador de folclore Antonio Dean, serão realizadas duas homenagens especiais. Às 15h atores, diretores e pesquisadores reunidos na mesa redonda Folkcomunicação e cultura popular no cinema de Rosemberg Cariry debatem a obra de um dos mais importantes nomes do cinema nordestino contemporâneo. Às 19h30 o jornalista Marcelo Canellas faz a conferência Reportagem e cultura popular, um recorte da cobertura de TV, em homenagem ao aniversário de 50 anos da Rede Globo de Televisão.
Antecedendo a palestra haverá a apresentação do espetáculo “Quem rir por último, rir melhor…”, sob direção do professor Kleber Lewson de Melo Pires e encenado pelo Grupo Amador de Laços Cênicos (Gestu´s). A companhia desenvolve junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Prefeitura de Mogeiro (PB) uma série de atividades artísticas, pedagógicas e desportivas com adolescentes e jovens de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
Ainda nesta segunda, às 9h, no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, em Bodocongó, ocorrerá a abertura da mostra “Eu sou uma obra de arte: etnias do mundo”, coordenada por Jayse Antonio da Silva Ferreira, professor da Escola de Referência em Ensino Médio Frei Orlando de Itambé (PE). A exposição com vinte fotografias resulta do projeto sobre diversidade humana ganhador do 8º Prêmio Professores do Brasil na categoria ensino médio, promovido no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) e que envolveu quase sete mil docentes de educação básica de todo o país.
Nesta terça-feira (2), Jayse Antonio fará também uma das dez oficinas que integram o seminário. Metade delas serão realizadas no campus da UEPB e as demais em escolas da rede pública municipal. Destinam-se elas à discussão e capacitação de estudantes, professores, técnicos em educação e profissionais interessados em desenvolver novas metodologias didático-pedagógicas e projetos artístico-culturais, utilizando a fotografia, cinema, televisão, internet, redes sociais e outros recursos multimídia. A oficina “Eu sou uma obra de arte: etnias do mundo” acontece das 9h ao meio dia, no Teatro Rosil Cavalcanti, com entrada livre para alunos, docentes e público em geral.
Mostras paralelas – A 12ª edição do Seminário Os Festejos Juninos será marcada ainda por dois eventos paralelos – Mostra de Cinema Rosemberg Cariry e Mostra Festejos Juninos no Nordeste. A primeira ocorrerá no Cine São José, às 19h desta terça e quarta-feira, sendo também aberta gratuitamente à comunidade. “Exibindo películas que marcaram a filmografia do cineasta cearense, como Corisco e Dadá e Os Pobres Diabos, o mais recente, a mostra fará uma retrospectiva de como a obra de Rosemberg simboliza uma das maiores contribuições da cinematografia nacional à expressão de nossas manifestações culturais locais”, explica o presidente da Academia Paraibana de Cinema (APC) Moacir Barbosa de Sousa.
A segunda mostra, realizada na tarde do último dia do seminário, no Teatro Rosil Cavalcanti, terá como objetivo apresentar a cobertura da televisão regional às festas juninas. Produtores e apresentadores dos programas Momento Junino (TV Borborema), Arraiá da Correio (TV Correio), Arrastá-pé Arapuan (TV Arapuan), Arraial Itararé (TV Itararé) e JPB São João (TV Paraíba e TV Cabo Branco) levarão atrações artísticas e exibirão um compacto do que produziram de mais rico nos últimos anos sobre os festejos na Paraíba. A diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste Jô Mazzarollo exporá o programa São João do Nordeste, um dos mais antigos e de maior repercussão da TV regional. “Trata-se na verdade de um projeto com vários programas especiais que apresentam a riqueza e a diversidade cultural da festa, incluindo a transmissão da etapa final do Festival de Quadrilhas Juninas e exibição ao vivo dos melhores eventos da região, como o Maior São João do Mundo”, ressalta a jornalista.
Promovido pelos grupos de pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento da UEPB e Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o seminário conta com apoio da Prefeitura de Campina Grande e Governo do Estado. Colaboram com o evento também a Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, Coordenação de Produção Audiovisual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), os programas de pós-graduação em Formação de Professores da UEPB, Jornalismo da UFPB, Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além do Núcleo de Documentação Cinematográfica e Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB, a parceria inclui ainda o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD), as principais emissoras de TV paraibanas, a Globo Nordeste e o Globo Universidade, patrocinador da vinda do jornalista Marcelo Canellas.
Mais informações:
(83) 33445316/99821651/99451315
custodiolcjp@uol.com.br – robertofaustino@gmail.com
Redes sociais: https://www.facebook.com/pages/Folkcom-UEPB/1601500870134018
https://reporterjunino.com.br/