Foi promovida nesta terça-feira (2), no Centro de Integração Acadêmica (CIA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a oficina “Interiorização do Cinema Paraibano”, ministrada pelo professor polivalente Adriano Roberto do Nascimento, onde o principal objetivo foi destacar a importância da produção audiovisual em cidades do interior.
Adriano Roberto do Nascimento (31) é professor e cineasta amador da cidade de São José dos Ramos – PB, desde cedo teve dentro de si o desejo de falar sobre a sua terra e levá-la para conhecimento do público. Suas produções iniciaram logo após a sua participação nas oficinas do projeto “Janela do Mundo” , do programa BNB de Cultura em parceria com o Banco do Nordeste, que viabiliza a capacitação de jovens para que haja uma maior valorização artística, histórica e cultural nas cidades interioranas através da produção audiovisual. Adriano foi diretor dos documentários “O Som do Aboio” que retrata a vida de vaqueiros e aboiadores como forma de valorizar a cultura local, já que a cidade de São José dos Ramos é conhecida como a cidade do vaqueiro e, “ Candeeiro” que conta a história das tradições populares da sua cidade. “ O Som do Aboio “ foi vencedor de prêmios no Festival de aboio de São José dos Ramos, edição 2012.
Dentre os principais pontos discutidos na oficina, destacou-se a importância da valorização da cultura popular nordestina, bem como a importância da não polarização das produções audiovisuais, e sim a sua democratização. “É importante não ter essa divisão, interior-cidade. Então, unificar as duas partes, porque tudo é cinema! Cinema abrange todos os aspectos sociais”, ressaltou Adriano Roberto.
A oficina faz parte integrante do “ XII Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular – Folkcom” que é uma realização do Departamento de Comunicação Social e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Desenvolvimento da UEPB e continua até o dia 3 de junho com mostras, mesas redondas, oficinas e muito mais.O evento é aberto aos discentes e docentes da Universidade Estadual da Paraíba e o público em geral.