Sítio São João remonta a história rural do Brasil

Campina Grande, 4 de junho de 2015  ·  Escrito por Fernanda Leite  ·  Editado por Klauber Canuto  ·  Fotos de Fernanda Leite

O Sítio São João está dentre as atrações de visitação neste período junino

O Sítio São João, idealizado e dirigido pelo vereador e dramaturgo João Dantas, surgiu pela antiga paixão do dirigente pela área rural e suas respectivas características, paixão essa que vêm desde sua infância. Em 20 anos de existência o sítio é uma das mais importantes atrações do São João de Campina Grande e atrai um público bastante diverso, e já virou até tema de trabalhos acadêmicos, incluindo teses de mestrado e monografias.

O local remonta uma vila rural dos séculos XIX e XX, abarcando cenários que foram de grande destaque para a história do Brasil, como a casa de farinha e engenho. “Eu diria que o Sítio é uma turnê que você faz pela história do Brasil, desde os primeiros momentos da chegada dos colonizadores”, disse o idealizador. O projeto já foi levado inclusive para São Paulo, montado no parque Anhembi e visitado por mais de um milhão de pessoas, além de uma tentativa de remontar a cidade cenográfica em Portugal.

De acordo com João Dantas, a maior dificuldade encontrada para manter o projeto em vigor é a falta de um local fixo, mas por enquanto ele permanecerá na rua Luíza Bezerra Motta, esquina com o Canal do Prado, no bairro do Catolé. Outra dificuldade encontrada pelo dramaturgo é a falta de quem dê continuidade ao projeto caso o mesmo não possa mais, além do alto custo que para manter o local em funcionamento.

Houve ainda uma tentativa de manter o Sítio São João aberto fora da época junina, mas não foi possível devido a quantidade de gastos necessários para isso, apesar do apoio de alguns entusiastas ao projeto e pelo projeto ser particular, e não público.

O local abriu suas portas para o público nesta quarta-feira (03), na semana de abertura do Maior São João do Mundo, e funcionará a partir das 10 horas da manhã. Será cobrada uma taxa de R$10,00 por pessoa na entrada.

Comentários