O forró autêntico ditou o ritmo no lançamento da edição comemorativa de 10 anos do projeto Repórter Junino. A solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (08), no Centro de Integração Acadêmica da UEPB e reuniu autoridades do meio acadêmico, professores, estudantes do curso de Comunicação Social e jornalistas. A comemoração foi aberta com maestria pelo jovem músico Roninho do Acordeon, que executou o hino nacional com a essência nordestina. Na ocasião, foi exibido com exclusividade um documentário produzido por alunos integrantes do projeto, que conta, através de depoimentos, boa parte da história do projeto. O jornalista e poeta, Rafael Melo, declamou um cordel de sua autoria, feito exclusivamente para comemorar a primeira década do projeto Repórter Junino. Através de fotografias do banco de imagens construído pelo projeto, foi possível fazer uma viagem ao passado, relembrando momentos que marcaram as edições anteriores.
Na composição da mesa estiveram o professor e idealizador do projeto, Fernando Firmino, o magnífico reitor da instituição, professor Rangel Júnior, a chefe do Departamento de Comunicação Social, Socorro Palitó, a vice-diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Marluce Delfino, o professor da Universidade Federal de Campina Grande, Rosildo Brito, e o coordenador de comunicação da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Marcos Alfredo.
O senhor reitor destacou o papel do projeto para a formação dos estudantes e reafirmou o apoio da instituição. “Os estudantes que eu conheço, e eu acompanho desde a primeira edição, todos saem muito realizados com a tarefa, é uma atividade que tem o seu lado cansativo, porque ela não deixa de ser um trabalho. Mas ele deixa um resultado muito positivo para todos. Por isso que a universidade sempre apoiou, desde o início, ainda na gestão anterior, da professora Marlene Alves, e na medida do possível a gente vem dando o suporte e sustentação pra que ele possa se fortalecer cada dia mais”, finalizou.
Já a pró-reitora estudantil, Núbia Martins, ressaltou a importância de projetos como o Repórter Junino para o enriquecimento curricular do curso de comunicação. “Tudo que venha a somar no curso de Comunicação Social é importante, principalmente um projeto dessa natureza, onde ele vai trabalhar com a comunidade, dando a sua contribuição e enriquecendo seus aprendizados. É exatamente um aprendizado desde o começo do curso, porque ele vai se habituando a vivência do mercado”, pontua.
Em 3 de junho de 2005 nascia o Repórter Junino, um projeto que viria a se tornar um celeiro exportador de grandes profissionais da imprensa. Idealizado pelos professores Fernando Firmino e Águeda Cabral (in memoriam), o projeto surgiu, a princípio, com o objetivo de cobrir os festejos juninos de Campina Grande, considerado o Maior São João do Mundo, como parte integrante do componente curricular Novas Tecnologias. Com uma equipe composta por 30 estudantes e com o apoio de alguns professores, o projeto começou a crescer e evoluir de forma positiva, ampliando as coberturas acerca dos festejos juninos e tornando-se referência até para os já tradicionais veículos de comunicação do estado.
O Repórter Junino não se limita apenas a cobrir o São João de Campina Grande, ele abre espaço para que alunos de outros estados dediquem-se às coberturas nos seus respectivos espaços, configurando-se como um projeto que contribui para a construção da memória em uma escala regional, onde já contribuíram para o projeto alunos da Bahia, de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Hoje, o projeto alça voos ainda mais altos, onde este ano foi fechada uma parceria entre o Repórter Junino e o projeto ClipCult, que, por sua vez, proporcionou o estreitamento de laços e o intercâmbio de conhecimentos com pesquisadores da Alemanha.
Carregando consigo uma trajetória repleta de batalhas, o projeto que completa uma década de existência, segue firme e forte com o propósito de servir de laboratório de jornalismo para estudantes ao passo que contribui para a preservação da cultura popular nordestina. Em sua fala, o professor Fernando Firmino afirmou com orgulho: “O projeto surgiu por conta dos alunos e continuará pelos alunos”. Vida longa ao Repórter Junino!
Leia mais clicando nos links abaixo:
Jornalista e poeta Rafael Melo apresenta seu cordel no lançamento do Repórter Junino
Roninho do Acordeon abrilhanta lançamento do Projeto Repórter Junino 2015
Confira mais fotos do lançamento na nossa fan page do facebook clicando aqui.