O hemocentro de Campina Grande constantemente faz campanhas com o objetivo de manter cheio o banco de sangue no seu estoque. No período junino, quando se tem uma baixa no número de doadores devido aos festejos, a equipe do hemocentro, através da coordenadoria de comunicação, também está lançando campanhas para incentivar as pessoas a realizarem essa doação.
Para começar, uma campanha denominada “Doem amor juntos”, que tem como intuito estimular casais a doarem sangue conjuntamente. Ele tem um diferencial: os três primeiros casais a chegarem ao hemocentro no Dia dos Namorados, na próxima sexta-feira (12), ganharão cortesias para um jantar romântico em restaurantes da cidade.
Na próxima segunda-feira (15), o hemocentro estará lançando um nova campanha, denominada “Tempo é Vida”. Ela tem como intuito principal incentivar as pessoas a doarem sangue nesse mês de junho, pois, com os festejos juninos, há uma redução de 40% no número de doadores. A quantidade, que em tempos normais gira em torno de 120 por dia, nesta época, decai para 80 doações.
A coordenadora de comunicação do hemocentro de Campina Grande, Karina Araújo, falou sobre a importância de uma doação nessa época. “Neste período, o mais preocupante é que na mesma proporção em que diminuem os colaboradores, aumenta o número de pacientes nos hospitais devido a acidentes com fogos de artifícios, que causam queimaduras, acidentes incentivados pela combinação de álcool e direção, e isso acaba causando uma grande demanda para o estoque do hemocentro. Então se torna de fundamental importância a colaboração de cada um que se dispor a vir nos ajudar com uma doação”, frisou Karina.
A professora Ana Maria Barbosa, que é doadora há 10 anos, fez questão de doar na época do São João por saber da dificuldade que passa o hemocentro nesse período. A mesma elogiou o trabalho feito dentro desse prédio. “O atendimento é ótimo, profissionais altamente capacitados, então não tem porque ter nenhum medo de realizar o ato. Faz bem para a alma”, disse a professora.
Atualmente, a unidade de Campina Grande abastece o Hospital de Emergência e Trauma da cidade e também a toda a Hemo-rede da Paraíba, pois quando é solicitado um tipo sanguíneo em qualquer lugar do estado, o hemocentro de Campina Grande envia a quantidade necessária, assim como também pode receber.
Como ser um Doador
Para ser um doador, basta ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica na últimas 24 horas, estar descansado (ter dormido no mínimo seis horas) e bem alimentado. Ao comparecer ao hemocentro mais próximo junto de documento de identificação com foto, o doador passa por uma triagem para averiguar seu estado de saúde e, então, está pronto para realizar esse ato de solidariedade e amor ao próximo.