Em época de parcial esquecimento da população em relação à origem dos festejos juninos, um casal de atores está abordando visitantes que passam pelo Parque do Povo, contando a história d’O Maior São João do Mundo, e também da própria cidade de Campina Grande.
A particularidade de Ana Célia e Jucelino Bonavides, que dão vida aos personagens Wanderluza de Arquelândia e Zé das Cabaças, está na forma como se apresentam aos visitantes, narrando as histórias de forma cômica, mas sem deixar de transmitir informação e reviver lembranças. A caracterização irreverente atrai o olhar do público, que se encanta e pede para registrar em fotos.
Após terem a ideia de desenvolver essa atividade, a dupla apresentou o projeto à Prefeitura Municipal, que logo concordou e os contratou. “Além dos aspectos juninos é preciso resgatar outros pontos importantes da cidade, como a grande produção do algodão colorido, o surgimento da Vila Nova da Rainha, o tradicional Festival de Inverno e até fatos mais atuais como a tecnologia de ponta aqui desenvolvida e o grande número de universitários”, destaca Ana.
Através de um trabalho aparentemente simples a dupla contribui para a valorização e preservação da memória de aspectos que marcaram a cultura da Rainha da Borborema. “O que é importante é o resgate das raízes do São João; raízes que não se perdem: continuam vivas, só são esquecidas” ressalta Jucelino.