Arraial da Ana Afra, exemplo de resgate às festividades juninas

Campina Grande, 24 de junho de 2015  ·  Escrito por Ana Flávia Pereira  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Ana Flávia Pereira
Na Rua Ana Afra, a véspera de São João foi de arraial e animação (Foto: Ana Flávia Pereira)

Na Rua Ana Afra, a véspera de São João foi de arraial e animação (Foto: Ana Flávia Pereira)

À frente, a fogueira que aquece a noite de Serra Redonda (Foto: Ana Flávia Pereira)

À frente, a fogueira que aquece a noite de Serra Redonda (Foto: Ana Flávia Pereira)

Na noite dessa terça-feira (23), moradores da R. Ana Afra, na cidade de Serra Redonda, uniram-se para fazer uma festa de São João buscando resgatar a tradição nordestina.

A iniciativa surgiu da estudante de nutrição Heliz Fernanda, que sentia a necessidade de uma promoção dos tradicionais festejos juninos. “Estava cansada de passar o mês de junho tendo que sair da sua cidade para festejar, sempre quis fazer isso na minha rua na minha cidade, comemorar com família, amigos e vizinhos”, comentou.

Dessa forma, se propôs a organizar o evento na sua rua, primeiramente comunicando-se com a vizinhança para planejar o que seria feito para, juntos, elaborarem seu arraial.

As atividades foram distribuídas de acordo com a disponibilidade dos colaboradores, que se dividiram em duas equipes: a primeira para ornamentação e parte de produção de ofícios judiciais objetivando fechar a rua, evitando o fluxo de carros enquanto ocorresse o evento, e a segunda para tratar das brincadeiras, fogueiras e comidas típicas.

Venda de comidas típicas em meio ao Arrail (Foto: Ana Flávia Pereira)

Comidas juninas distribuídas em meio ao Arrail (Foto: Ana Flávia Pereira)

O “Arraial da Ana Afra” contou com a ajuda dos moradores de sua cidade e também com participação de familiares dos mesmos, que vieram prestigiar as festividades juninas na Paraíba.

Durante a festa, houve quadrilhas improvisadas, fogueiras, comidas típicas, folguedos e muita música junina. Foi um verdadeiro arraial nordestino, que serviu de exemplo para estimular outras pessoas a fazerem nas suas respectivas ruas “esse foi o primeiro de muitos e, no próximo ano, faremos novamente”, afirmou Heliz Fernanda.

Comentários