Quartel General do forró reúne 80 mil pessoas na véspera do São João

Campina Grande, 24 de junho de 2015  ·  Escrito por Glêbson Rodrigues  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Cecy Macedo
Passada a meia-noite, chegou a hora de Elba Ramalho abrilhantar o palco para um público de 60 mil pessoas (Foto: Cecy Macedo)

Passada a meia-noite, chegou a hora de Elba Ramalho abrilhantar o palco para um público de 80 mil pessoas (Foto: Cecy Macedo)




“A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé neste salão…”

Na véspera do São João, o palco principal d”O Maior São João do Mundo foi festejado com muita música, cores e, acima de tudo, tradição. A programação foi alterada horas antes do “ponta-pé” inicial, onde Antonio Barros não pôde se apresentar por problemas de saúde e o cantor Gegê Bismarck foi colocado no lugar, mas isso não mudou a alegria da multidão. As demais atrações dessa véspera de São João (23) foram Tony Dumond, Elba Ramalho e Capilé.

Gegê iniciou a festa. O artista já participou de outras quatro edições do São João de Campina Grande, quando ainda integrava a banda “Afrodite” e “Tempero Completo”. Durante o show, mostrou ao público o seu mais novo hit “Vem pra mim”, e também adicionou ao repertório o tradicional “forró das antigas”, músicas sertanejas em ritmo de forró e muito xote.

Elba Ramalho, rainha da véspera de São João no PP (Foto: Cecy Macedo)

Elba Ramalho, rainha da véspera de São João no PP (Foto: Cecy Macedo)

Com mais de 20 anos de carreia, Tony Dumont subiu ao palco do principal do Quartel General do forró a fim de preparar o terreno pra grande rainha da noite, Elba Ramalho. No repertório, músicas como “Destá”, “Se avexe não”, “Tu vens” e “Segura o chororô” fizeram com que a plateia ovacionasse o artista.

O Parque do Povo estava ansioso pela tradicional queima de fogos, cerca de 80 mil pessoas estavam presentes para esse momento. Os fogos foram a magia e encanto da noite de São João e também a anunciação que a rainha da noite estava prestes a subir ao palco. Com mais de 20 anos participando ativamente no Maior São João do Mundo, Elba Ramalho fez questão de estar presente nessa data, que é a verdadeira noite do São João.

Já por volta da meia-noite, após o show pirotécnico, a cantora subiu ao palco levando sua essência nordestina para todos os presentes.

“No lume da fogueira,
Numa noite de forró,
É terra e chão,
É chão é pó…”

No palco, Elba embalou os milhares de forrozeiros presentes no PP (Foto: Cecy Macedo)

No palco, Elba embalou os milhares de forrozeiros presentes no PP (Foto: Cecy Macedo)

Foi com essa canção, “No Lume da Fogueira”, composta por Geraldinho Lins, que Elba começou o seu show, e em seguida trouxe outros sucessos que fazem parte, não só da carreira da artista mas também da vida do nordestino, como “São João do Carneirinho”, “Asa Branca”, “Proibido Cochilar”, e, claro o hino do QG “Olha pro céu meu amor”. Além do repertório afiado, com composições de Gonzaga, Dominguinhos, Jackson, Marinês e tantos outros forrozeiros do Brasil, Elba também preparou um figurino especial para a apresentação dessa noite. Ele foi inspirado no colorido da festa, na cultura latina e andina, que tem bastante sintonia com a nossa cultura nordestina. A artista se apresentou para um público de 80 mil pessoas, emocionada, contou que essa noite trás muitas lembranças da sua infância, da adolescência e toda a sua história com Campina Grande.

Para finalizar a noite no palco principal, Capilé subiu ao palco logo após o show de Elba Ramalho. Já era madrugada quando o cantor começou sua apresentação. Ele cria sua compilação de músicas sempre eclética, tocando músicas que já fazem parte da cultura nordestina, como os clássicos do Gonzagão até as músicas atuais com o forró estilizado. Capilé agradou o público, sem restrições, cantando o que o público pede.

Comentários