Quem frequenta as noites de festa no Parque do Povo assiste a shows bem elaborados, com direito a efeitos de iluminação, painel de LED e som bem sincronizado. Para chegar a esse resultado várias pessoas trabalham durante todo o mês de festa. A equipe que atua nos bastidores contém em média 30 pessoas, divididas em segurança, técnica, assessoria e produção.
A área destinada aos artistas é composta por cinco camarins, todos eles bem sinalizados e ornamentados com temas juninos. Cada Camarim mede aproximadamente 15m², é climatizado e dispõe de poltronas, mesa, freezer e banheiro. O buffet, geralmente contratado pela prefeitura, recebe a lista de camarim e providência os pedidos, duas pessoas auxiliam nessa tarefa. Compõem a mesa, salgados, frutas, sucos e água mineral, porém, após a chegada dos artistas são servidos outros pratos, como explica Vedinaldo Ramos, diretor da Peteca Camarins e responsável pela área. Segundo ele, a montagem dos camarins se iniciou há 15 dias antes da abertura do Maior São João do Mundo, tempo suficiente para a conclusão dos trabalhos.
Um grande Hall com diversos bancos separa os camarins do palco, é por ali que circulam diariamente os artistas que se apresentam no Parque do Povo. Quando os fãs tem acesso a esse espaço, são organizados em filas indianas, e cada um entra no camarim para o encontro tão desejado.
Ao subir no palco principal, observamos o grande público, que lota os shows e promove uma linda festa. O palco, composto por uma grande estrutura metálica e ornamentado com malhas escuras, permite uma acústica diferenciada. Do lado esquerdo a equipe técnica cuida dos detalhes de som, iluminação e vídeos exibidos no telão de LED, posicionado logo atrás da banda. Já do lado direito está situado um camarote especial, destinado a familiares, produtores e convidado das atrações.
O palco principal está situado na parte superior do Parque do Povo, no total o quartel general do forró tem uma área de 43 mil m². O quartel general do forró é dividido nesse período em dois grandes arraiais, um denominado Arraial Hilton Motta, onde está a cidade cenográfica, o forródromo, pirâmide, e o arraial Luiz Gonzaga representado por 96 barracas de comidas e bebidas típicas, três palhoças que apresentam o autêntico forró-pé-de-serra e o tablado para apresentação de quadrilhas e grupos folclóricos. A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas passem pelo Quartel General do Forró durante o evento.