O Maior São João do Mundo em Campina Grande é um evento já fortalecido e cada vez mais reconhecido como instrumento da identificação cultural dos paraibanos. Consolidá-lo como mais uma marca registrada do nosso povo perante todo o país e até outros países é o papel das mídias locais durante os festejos juninos.
O planejamento e a cobertura dos eventos ligados ao São João começam bem antes da festa começar. A preparação das emissoras de rádio e TV se inicia desde a formação de equipes para aplicação das atividades, passando por aquisições de equipamentos, até chegar na execução e cobertura in loco dos eventos e acontecimentos.
Em Campina Grande existem 5 rádios oficiais FM´s e 4 AM´s, além de 4 emissoras de TV´s afiliadas, sem falar nos inúmeros sites e portais da internet. O fato é que o Maior São João do Mundo é grandioso, envolvendo praticamente toda a cidade em torno dos eventos que o cerca, e diante da enorme proporção que tem a festa, ela requer divulgação de suas principais características, a fim de promover o resgate de uma das mais fortes tradições culturais paraibanas e nordestinas. É nesse contexto que a cobertura das mídias se mostra de extrema importância para o fortalecimento das raízes culturais ligadas aos festejos juninos.
No contexto local e estadual, os festejos juninos realizados em Campina Grande, cidade que defende para si o título da terra que promove o “Maior São João do Mundo”, vêm se fortalecendo particularmente, a partir da criação e proliferação da cobertura especializada em torno da festa. As emissoras de rádio e TV vêm criando programas que envolvem a temática dos festejos juninos, com transmissões ao vivo, de diversos espaços de Campina Grande, os quais têm atraindo não só telespectadores, mas muitos e diversificados espectadores, que vão até o local para prestigiar as atrações. Seguindo o nicho forte de entretenimento que cresce no meio das empresas de comunicação de todo o país, as emissoras de TV vêm investindo fortemente nessa nova e promissora vertente da indústria cultural local.
A emissora pioneira nas transmissões ao vivo foi a TV Borborema, afiliada da emissora SBT em Campina Grande, com o programa intitulado “Momento Junino”, que já está na sua 16ª edição. O programa é exibido todos os sábados, a partir das 11h45, e se estende até as 13h45, direto da Pirâmide do Parque do Povo, com Abílio José e Kalilka Vólia como apresentadores, tendo seu início ainda no mês de maio e indo até o fim do São João, em julho, chegando a um total de 10 programas transmitidos ao vivo. O Momento Junino é considerado o maior programa relacionado aos festejos juninos da Paraíba, reconhecido internacionalmente por preparar o público para o “Maior São João do Mundo” e continuar esquentando o clima com muito forró durante o mês de festa. A TV Borborema, também disponibiliza em seu site a chance de acompanhar o programa ao vivo de qualquer lugar do planeta. Vale salientar que o Momento Junino é considerado o de maior faturamento da emissora, devido a grande quantidade de patrocinadores que financiam a sua produção.
Samara Fernandes, produtora do programa, fala da importância que a TV Borborema tem em divulgar o São João de Campina para todo o Mundo. “Eu acho importante a TV trabalhar a questão do forró, dando oportunidades aos artistas locais, aos artistas regionais e também de divulgar o Maior São João do Mundo. A gente sabe que abre portas para grandes artistas, mas também valoriza muito a cultura nordestina, e é isso que o Momento Junino faz”, disse a produtora.
Outra emissora que seguiu os passos da TV Borborema foi a TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, que apresenta o programa “Arraiá da Correio”. Com 10 anos de existência, o programa acontece aos sábados, no Sítio São João, de 13h30 às 15h00, e é apresentado por Fernanda Albuquerque e Coroné Grilo, personagem desenvolvido pelo radialista Oscar Neto. A produção se caracteriza como um programa junino de entretenimento, recebendo artistas, quadrilhas juninas e exibindo matérias especiais, aumentando a disseminação da cultura popular nordestina na cidade do Maior São João do Mundo. O programa tem sido um dos que mais investe na regionalidade, abrindo espaço para artistas locais, além de indicar aspectos da moda e da culinária da cidade.
Carla Visani, editora chefe do programa, fala como é levar a cultura nordestina através da TV. “Então, a gente diz que Campina Grande faz O Maior São João do Mundo. Sendo assim, nada mais justo do que no próprio Estado, a gente dar o espaço que merece, divulgar e mostrar a riqueza que é, e participar também dessa festa que é o São João aqui na cidade. Pra nós é muito importante, a gente se esmera todo ano para fazer essa festa que é o Arraiá. Traduzir um pouquinho do que é o São João e do que ele representa pro povo da cidade e também do nosso Estado”, descreve a editora.
Programa junino na TV Educativa
Mas a cobertura dos festejos juninos não se restringe às emissoras de TV comercial. A TV Itararé, emissora de televisão educativa, afiliada da TV Cultura, também investiu nesse nicho e vem obtendo uma boa audiência. A TV promove o “Arraial Itararé”, programa transmitido aos sábados, a partir das 15h00, diretamente do Garden Hotel. O programa foi criado há oito anos e é apresentado por Sandra Belê, “Jerimum” (personagem de Carlos Almeida) e “Xique-xique” (personagem de Emerson Tomaz). O Arraial Itararé, que também tem a proposta de valorizar a cultura regional, pretende proporcionar ao público muitas tardes dançantes ao som do melhor forró nordestino. Possui o formato parecido com o da TV Correio, mesclando apresentações musicais e entretenimento diverso.
Saulo Queiróz, produtor do programa, fala que o importante para a emissora é o resgate cultural. “O importante pra gente é que a informação e o entretenimento que são vinculados no nosso conteúdo ajudem a formar a cidadania. No caso específico do São João o objetivo é manter as raízes da tradição junina, apresentar atrações que tenha realmente um compromisso genuíno com a nossa cultura e evitar coisas que desvirtuem os conceitos que a gente tem, que são diretrizes vindo da TV Cultura”, relatou.
Cobertura através de telejornalismo
Já o programa “JPB São João”, da TV Paraíba e TV Cabo Branco, afiliadas da Rede Globo na Paraíba, mescla entretenimento e jornalismo. Trata-se do JPB 1ª edição, jornal local que tem o seu especial de São João, e vai ao ar às 12h05. Durante todos os sábados de junho, o telejornal do meio-dia é apresentado por Bruno Sakaue e Denise Delmiro diretamente de Campina Grande. Este é o 6º ano que as TVs Cabo Branco e Paraíba unem os noticiários de João Pessoa e da Rainha da Borborema para se dedicar ao período em que todo o Nordeste se volta às festas e tradições da nossa terra.
O público do telejornal acompanha um mix de jornalismo e cultura nordestina, levando ao telespectador receitas caseiras, música ao vivo, notícias sobre as festividades em toda a Paraíba e a presença de convidados especiais. O JPB tem como cenário os pontos mais visitados em Campina Grande, e todo ano tem um cenário diferente.
Rafael Melo, Editor chefe do JPB, fala que a TV busca “divulgar o São João, dando uma maior cobertura, uma maior amplitude, valorizando as minúcias, o que é mais peculiar, mais original na festa popular. Buscamos trazer as quadrilhas com seus trejeitos, as bandas regionais, estampando uma realidade da forma como ela se configura, através de um cenário que rememora a história de Campina. Fazendo, ainda, uma cobertura do litoral ao alto-sertão, mostrando o São João de Campina, que é a expressão máxima da nossa festa junina para todo o estado”.
O “caçula” dos programas é o “Arrasta Pé Arapuan”, da TV Arapuan, afiliada da Rede TV no estado. O programa está “apenas” na sua 4ª edição. Sempre aos domingos do mês de junho, a partir do meio-dia, com transmissão ao vivo diretamente do Sítio São João em Campina Grande, apresenta uma programação com grandes atrações e muitas brincadeiras, e tem a apresentação de Marília Lima, Priscila Paes e o poeta Iponax. A atração tem duas horas de duração e várias atividades relacionadas às festas de São João. Músicas, gincanas, receitas, concurso de quadrilha, sorteios e brindes também fazem parte da programação. O programa ainda recebe várias personalidades paraibanas.
A cobertura radiofônica
Para além das TV`s, algumas emissoras de rádio também têm investido na cobertura dos festejos juninos. Nesse contexto, o programa que vem se destacando na transmissão das festas juninas é o “Studio93”, promovido pela rádio Campina FM, que acontece no período de São João, às sextas, de 17h00 às 19h00. Única emissora de rádio na cidade a ter um programa inteiramente dedicado aos festejos juninos. Em seu momento inicial, há 18 anos, o programa era feito no próprio estúdio da rádio, passando em 2005 a acontecer no Shopping Luiza Motta, tendo seu ano final no local em 2014. Em 2015, o Studio93 planta sua bandeira na Vila do Artesão. O programa tem como proposta valorizar a música regional, com apresentações de trios de forró e bandas que toquem o forró autêntico, mantendo a tradição nordestina.
O locutor e Coordenador de Eventos da Campina FM, Alan Ferreira, falou como tem realizado esse programa que defende as produções da terra. “Primeiro com muita responsabilidade, segundo, dando sempre espaço pra turma daqui da cidade de Campina Grande, pois embora a Campina FM seja uma rádio mais eclética, ela nunca deixa de apostar nos artistas da terra, que era uma coisa que Wilton Mota fazia, e por isso é tão importante a gente continuar fazendo”, relata.
O diferencial de cada emissora
Samara Fernandes, produtora do Momento Junino, apontou o diferencial do programa. De acordo com ela, a TV Borborema já se consolidou por ser a emissora que tem a cara de Campina, e só a televisão com a cara da cidade traz um programa aberto ao público na Pirâmide do Parque do Povo, onde todo mundo pode comparecer e participar. “Um programa que oferece duas horas de forró local pra todo mundo curtir, e acho que esse é o grande diferencial em relação às outras emissoras. São dois meses de exibição e a estrutura que a TV Borborema tem e esse carinho de acolher os artistas locais e os campinenses é o que marca o programa”, destaca.
Samara atribui o sucesso do Momento Junino à valorização da cultura local, visto que, como antes reforçado, ela acredita que o diferencial do programa seja a presença de artistas da terra, assim como também a estrutura tão capaz de abrigar campinenses e pessoas de outras cidades e estados por dois meses de agitação. A produtora do Momento Junino também reforça que nenhuma outra emissora exibe tanto tempo seguido de forró na televisão brasileira, e este é outro ponto chave para o sucesso da TV Borborema no São João da Paraíba.
Carla Visani, editora chefe do Arraiá da Correio acredita que o diferencial do programa está na linguagem, que sempre tenta se conectar com o povo, trazendo atrações que estão mais em alta em Campina, envolvendo a cidade e também sendo envolvido por ela. Carla acredita que o sucesso da produção da TV Correio está na equipe, que trabalho ao máximo para mostrar a manifestação popular cultura da forma mais fiel possível, sempre com amor e criatividade, sem se esquecer do que é tradicional, do que o público gosta.
Saulo Queiróz, produtor do Arraiá Itararé, acredita no compromisso com a boa cultura como chave para a qualidade do programa. “O conceito é não podemos vincular nada que destoe do conteúdo de qualidade, então eu acredito que as pessoas assistem ao programa e começam a ver que ele é diferente, elas começam a perceber que o programa de fato tem qualidade e passam a tê-lo como uma opção em relação aos demais, não que os programas das outras emissoras não tenham seu valor, pois claro que têm, mas alguns deles abrem espaço para artistas que não têm muito a ver com nossa cultura”, declara Saulo.
Rafael Melo, editor chefe do JPB, o programa da TV Paraíba, relata que a equipe busca prezar pela informação, tudo através de parcerias, sem propagandas, trazendo o jornalismo para o São João. “A gente mostra notícia, mostra quadrilhas, o que está acontecendo no Estado, as programações das festas. O público em casa sente mais fidelidade com o que está sendo mostrado. Cada programa tem seu valor, e o JPB São João visa a legitimação da festa”, completa . O editor atribui o sucesso do programa à cobertura da originalidade da festa, pois se cria uma ponte com a cultura e a história, além de fazer um jornalismo para o povo, com responsabilidade.
Alan Ferreira, locutor e coordenador de eventos da Campina FM, acredita na imaginação do público como chave para o sucesso do Studio93. “Hoje nós temos tecnologia de ponta pra fazer o que estamos fazendo, então o diferencial do Studio93 é você poder ouvir um programa como esse tanto no aparelho de rádio da sua casa, quanto no seu celular, ou no seu tablet, enfim, em qualquer dispositivo que você tiver, e você se sente como se estivesse no local, porque tem um público, tem a banda, tem o locutor tentando transmitir para as pessoas em casa o que está acontecendo. Nós conseguimos transmitir o calor das pessoas como nenhum outro programa consegue. Claro, existem as produções televisivas, mas eu acho que o rádio é melhor por mexer com o imaginário da população. Na TV é tudo prontinho, você está sentado assistindo, e às vezes se torna até monótono, por mais animado que o público esteja, mas na rádio não, se você se apegar com o som, tentar entender o que está acontecendo, aí vira mágico, isso que é o diferencial de um programa de rádio”, esclarece Alan.
Todos os programas são de excelente qualidade, construídos para atrair o público, tanto para o espaço onde são exibidos quanto o telespectador. Em todos, há um resgate das tradições juninas, tentando retratar o que de fato é o São João. Ao que se percebe, os programas são validadores da cultura local, valorizando os artistas locais, as quadrilhas juninas, a comida típica da época, dentre outros símbolos da festa religiosa de caráter mundano.
Arraiá da Correio, Arraial Itararé e Arrasta Pé Arapuan seguem o mesmo formato de apresentações, com música, entretenimento e brincadeiras, e até compartilham do mesmo tempo de exibição. O Studio93 se sobressai por ser a única emissora de rádio a ter um programa fora do estúdio, e já virou tradição. Outro destaque é o JPB São João, que mistura jornalismo com entretenimento, em um tempo menor que as demais emissoras. Tem um formato muito interessante. Mas o mais tradicional mesmo é o Momento Junino, pioneiro neste tipo de programa, e já entrou no calendário do São João de Campina Grande. Porém, o formato se resume à exibição de cantores e bandas, além de muita propaganda comercial, durante o programa. Contudo, é o espaço que todo artista necessita para divulgar seu trabalho.
Além de reforçar o promissor mercado de entretenimento explorado pela mídia local, os programas de cobertura especializados nos festejos juninos têm como proposta contribuir para elevar o nome do Maior São João do Mundo nos quatro cantos do planeta, valorizando os símbolos e artistas que caracterizam essa que é a maior festa popular nordestina e uma das maiores do país. E assim, contribuem, a cada ano, para uma maior repercussão e valorização dessa que já se tornou uma das principais atrações turísticas de Campina Grande e do estado da Paraíba que é o “Maior São João do Mundo”.