Forró, alegria e muita gente bonita marcaram presença na grande final do “Arretado Star” que aconteceu na última sexta-feira (6) na pirâmide do Parque do Povo aqui em Campina Grande. Este ano o festival de trios de forró conseguiu abranger uma boa parte do estado da Paraíba, trazendo finalistas de cidades como Junco do Seridó, Picuí, Patos e Ingá. Durantes os meses de Abril e Maio houveram três audições seletivas, dos quase 80 trios inscritos quarenta foram selecionados na primeira etapa, vinte na segunda e apenas dez na terceira etapa. Nesta reta final os forrozeiros tiveram oito minutos para mostrar o que sabem fazer de melhor, trazendo em suas apresentações o forró, marcha e xote.
O corpo de jurados foi composto pelo ativista da cultura regional e idealizador do Troféu Gonzagão Ajalmar Maia, pelo poeta Amazan, e pelos cantores e compositores Edglei Miguel, Luizinho Calixto, Parafuso do trio Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeon e Tom Oliveira. A disputa foi bastante acirrada com direito até as torcidas organizadas, que deram um toque a mais de animação ao evento. Após as apresentações a ansiedade pelo resultado da votação envolveu os participantes e todas as outras pessoas que estavam no local.
Já passava das 23h quando a comissão julgadora revelou o resultado da grande final. O troféu de terceiro lugar ficou com o trio “Os Alselmos”, composto por Erivelton da Cunha, José Aécio dos Santos e Evandilson da Cunha. Na segunda colocação ficaram “Os três de Campina” composto por Lucas dos Santos, Adilson Medeiros e Francinaldo Mendonça. E o primeiro lugar ficou com o trio “Xamego na Varanda” que tem como componentes Marcio Eduardo Bezerra, José Airton e Laércio Pereira.
Esses trios receberam das mãos do Três do Nordeste os troféus,e no dia 14 deste mês acontecerá uma solenidade de premiação, onde serão entregues os valores de simbólicos de dois mil reias para o terceiro colocado, dois mil e quinhentos para o segundo colocado e além dos três mil e quinhentos reais o primeiro colocado ainda irá tocar na abertura do Maior São João do Mundo.
Para o cantor e compositor Tom Oliveira este evento possui uma grande importância para cidade de Campina Grande, “Este evento abre espaço para novos artistas, que na noite de hoje acabam se confundindo com artistas já veteranos. Este evento é um pontapé para o Maior São João do Mundo, revelando o que a gente tem de melhor na nossa região: os trios de forró na sua autenticidade e genuinidade. Isto é o fortalecimento da nossa cultura exposto em um evento como esse e para todo evento que fortalece a cultura, eu tiro o chapéu”, nos conta Tom.
Reportagem: Erika Souza