Alunos inscritos na seleção do Repórter Junino participam de atividade prática

Campina Grande, 10 de maio de 2016
Alunos recebendo as orientações para cumprimento das pautas da seleção

Alunos recebendo as orientações para cumprimento das pautas da seleção

Já em clima de São João, o Repórter Junino iniciou hoje (10) o processo seletivo para os estudantes interessados em fazer parte do projeto neste ano. Mais de cinquenta alunos inscritos do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estiveram reunidos na etapa prática no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho, onde foram orientados pelos professores que coordenam o projeto, Fernando Firmino e Arão Azevêdo, a escreverem matérias de caráter cultural com temáticas que envolvem os festejos juninos.

A matéria produzida serve de critério avaliativo para o ingresso no projeto. Na ocasião, os alunos ficaram livres para escolher qual pauta cumprir, as únicas exigências são: não fugir ao tema e enviar o material final antes da 00h00 para o endereço digital do projeto. Clara Moura, estudante, tem a expectativa de participar do projeto pela primeira vez visando as trocas de conhecimentos obtidas no decorrer do curso, “é um projeto de grande visibilidade e a minha expectativa é conseguir uma experiência a mais, para colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, declara.

O Repórter Junino é um projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e entra em seu décimo primeiro ano de cobertura dos festejos juninos com a abordagem voltada para a cultura popular em diversas esferas de maneira ininterrupta. Este ano o projeto recebe apoio do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, com quem a UEPB possui acordo de intercâmbio de conteúdo. 

Alunos se encontraram no Museu de Arte Popular da Paraíba para atividade prática

Alunos se encontraram no Museu de Arte Popular da Paraíba para atividade prática

Pedro Borges já participou do projeto e pretende participar novamente, para ele fazer parte do Repórter Junino é uma experiência fundamental para todos os alunos do curso, já que se trata de uma escola prática do que se trabalha em sala de aula. Sem falar nas responsabilidades da profissão.  “A expectativa para este ano é que os orientadores puxem muito para que possamos produzir mais e mais matérias e principalmente trabalhar com o audiovisual veiculado a uma emissora de abrangência nacional”, afirma o estudante. O coordenador do projeto, Fernando Firmino da Silva, complementou essa visão:  “O projeto Repórter Junino cresce a cada ano e envolve o maior número de alunos interessados na prática de jornalismo digital. É um laboratório que permite que o aluno tenha contato direto com a realidade jornalística através de práticas reais durante o São João podendo, a partir de orientação de professores, aperfeiçoar o texto e realizar produções em diferentes formatos. São 11 anos ininterrupto em duas perspectivas: formar profissionais e construir uma memória dos festejos juninos”. 

O resultado final está programado para ser divulgado na próxima sexta-feira (13) e deverá ser anunciado na página oficial do Repórter Junino no Facebook. Participam ainda do projeto alunos da Universidade Federal de Campina Grande por meio do curso de Educomunicação, que já integra o projeto há quatro anos.

Reportagem: Ana Flávia Nóbrega

Comentários