Faltando menos de 20 dias para a abertura oficial d’O Maior São João do Mundo, o programa Momento Junino, da TV Borborema, trouxe sábado (14) três grandes atrações que dão ênfase à representação do forró tradicional.
Exalando simpatia, a banda Os Gonzagas foi a primeira a se apresentar, trazendo traços marcantes de xote e romantismo. A banda ficou conhecida nacionalmente ao participar do programa de tv SuperStar, um grande marco para eles. “Dizemos que a história d’Os Gonzagas é dividida entre antes e depois do SuperStar. Tivemos uma visibilidade que só aqui não conseguiríamos ter. Hoje em dia estamos podendo rodar o Brasil todo graças ao programa porque as pessoas assistiram e pediram pra que a gente fosse tocar nas suas cidades. A gente só tem a agradecer a oportunidade que tivemos lá, e tentamos colher todos os frutos e fazer a manutenção dessa oportunidade sempre”, contou Felipe Alcântara, um dos vocalistas. Para eles, foi um prazer representar a nossa terra no programa: “Foi um grande diferencial. Muitas pessoas que estavam no SuperStar ou até mesmo fora da vida musical têm o apoio ali da família, dos amigos, mas a gente sentiu que ia além disso; o pessoal não só na Paraíba como no Nordeste compraram a nossa ideia e nos apoiam até hoje por onde a gente vai. As pessoas dizem que votaram na gente, que querem ver o nosso sucesso e nós ficamos muito felizes. Isso nos dá motivação para continuar e levar Os Gonzagas bem adiante”.
Recentemente, os integrantes tiveram uma surpresa ao ganhar a oportunidade de ter sua regravação da música de Luiz Gonzaga, “Vem Morena”, presente como tema da protagonista da novela das 18h na Rede Globo. Ademais, um novo disco está sendo gravado no Rio de Janeiro e a banda pretende ir para a Europa em agosto mostrar seu trabalho.
Como segunda atração do dia, Amazan, que já é atração confirmada no programa há anos consecutivos, animou o público com sucessos como Benedita Aparecida e O país que a gente quer. “Fico feliz em ser lembrado. Ser convidado para participar deste programa que é uma referência no São João de Campina Grande é gratificante”, disse o cantor. Além disso, comentou que seu trabalho tem uma base e alicerce em vários estados do país e, graças a isso, ele tem um espaço garantido na música o ano inteiro. A internet e suas redes sociais o auxiliam bastante nessa vertente de divulgação, visto que outros meios de comunicação mais tradicionais cada vez ficam mais restritos.
Amazan é conhecido pelo seu forró tradicional e valorização à cultura paraibana, mas acha que outros estilos atuais fazem sucesso porque têm público, e defende, assim, a ideia que “cada um faz o trabalho que gosta e o público é quem determina quem vai fazer sucesso ou não. Então, salve a música!”. O artista traz como referência na música o Trio Nordestino, Dominguinhos e Luiz Gonzaga que, para ele, são a base de décadas atrás da nossa música. Para finalizar, ressaltou o lançamento do seu novo disco intitulado “Aqui de novo” e disse que está muito animado para o São João.
Fechando a edição do dia, a ex-cantora da banda Mastruz com Leite, Kátia Cilene, que há três meses segue em carreira solo, encantou todos com sua bela voz relembrando sucessos que a fizeram ser conhecida nacionalmente. Kátia canta profissionalmente desde os 12 anos e traz uma bagagem cheia de experiências gratificantes das bandas que já participou. Até chegar na carreira solo, planejou e pensou muito, achando este o momento certo para seguir com isso, dando tudo certo como está, pois a cantora já lançou até seu primeiro disco intitulado “Simplesmente Kátia Cilene”.
Sobre essa nova fase na sua carreira, comentou: “É muito bom, muito bom a independência de tudo, poder optar, poder ver o teu repertório. Antes as atenções eram voltadas à banda, depois à Kátia e hoje eu tenho uma atenção maior ao meu trabalho, uma atenção maior do meu nome, então todos irão olhar a Kátia Cilene primeiro”. Já em relação ao programa, a cantora acha uma vitrine e disse que é de grande importância estar ali hoje mostrando seu trabalho solo de tão pouco tempo – apesar do seu histórico – e se sente feliz de estar se apresentando dessa forma pela primeira vez no Momento Junino. Concluiu contando que um clipe novo com participação especial está por vir e que tem novos projetos e ideias em vista, mas só poderá divulgar quando finalizá-los.
Na próxima semana a equipe do Repórter Junino estará em mais uma cobertura do Programa Momento Junino da TV Borborema com entrevistas, compartilhamento de fotos e vídeos no Instagram e na fan page do Facebook do projeto. Nos acompanhe!
Reportagem e fotos: Bruna Hellen e Hellen Wanderley