Como unir cultura popular, jornalismo e empreendedorismo? Ontem, durante o 1º dia de oficinas do Folkcom, na Central de aulas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), os jornalistas do Sebrae, Fernando Ivo e Renata Câmara, ministraram a oficina “Jornalismo e Empreendedorismo” e demonstram como essas vertentes podem estar juntas.
De acordo com Renata, a convite do professor Custódio, foi a primeira vez que ministraram uma oficina na UEPB, e que a escolha do tema partiu um pouco de uma ideia que o próprio professor teve de tentar atrelar esse conteúdo de uma forma um pouco mais profunda para os alunos. A oficina teve por objetivos propor a deixar uma semente para os alunos pensarem como ser jornalista e empreendedor a partir de uma postura diferenciada dentro do mercado de trabalho. Apresentar contextos das mudanças que estão acontecendo dentro do mercado de trabalho para os jornalistas, e o que há de novo de tendência. Além de conceituar um pouco do que ser empreendedor, e desmistificar a ideia de que pra ser empreendedor só precisa ser empresário de outra área.
A finalização ocorreu com uma atividade Canvas, que é uma degustação do que é oficina de planejamento de modelagem de negócio, de uma forma prática e não só teórica. E ainda, com o conceito e um exercício para que as pessoas vivenciassem o que era pegar uma ideia de negócio e olhar do ponto de vista do cliente, do mercado e construir algumas ideias iniciais para que no futuro desenvolvam uma atividade empresarial.
Renata comentou que ficou super satisfeita e disse: “acho que gente conseguiu atingir nossos objetivos, conseguimos passar todo conteúdo”.
Reportagem e fotos: Geanécia Mendes