Iniciando a programação da 13ª edição do Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, o Folkcom UEPB, realizado pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (DECOM – UEPB), foram ministradas na manhã desta quarta-feira (1/6), na Central de Integração Acadêmica, oficinas temáticas sobre diferentes abordagens jornalísticas e midiáticas no âmbito cultural.
Direcionada para estudantes e profissionais da comunicação, uma das oficinas teve como tema a produção jornalística em Folkcomunicação e cultura popular e foi ministrada pelo repórter e produtor do programa diversidade da TV Itararé, Hermano Júnior. Com dinâmica bastante equilibrada, a oficina possibilitou aos participantes um rico conhecimento teórico e prático acerca da produção audiovisual voltada para a disseminação e preservação das diversas manifestações culturais.
Premiado nas três últimas edições do Festival Comunicurtas nas categorias “melhor texto” e “melhor reportagem”, Hermano abordou técnicas de reportagem, produção, entrevista, e falou sobre a importância do debate sobre a relevância do conteúdo cultural veiculado nos meios de comunicação e seu impacto na comunidade. “É interessante debater folkcomunicação e cultura popular na academia porquê se abre espaço dentro dos veículos de comunicação para que a cultura popular, que muitas vezes está lá escondidinha na zona rural, que acontece de forma despercebida pela maioria da população possa vir à tona e apresentada dentro desses veículos, e que as pessoas se identifiquem com ela”, destacou Hermano.
Após a explanação teórica os participantes foram divididos em dois grupos e receberam a missão de produzir uma entrevista e posterior reportagem audiovisual com os artistas populares Zé do Pife, pernambucano radicado em Campina Grande – PB, tocador, confeccionador de pífanos desde adolescente e maestro respeitado por todo o Brasil; e o poeta Aziel Lima, responsável introdução da literatura de cordel em diversas escolas da Paraíba.
Para a estudante do curso de Jornalismo da UEPB, Elidiane Galdino, a oficina foi uma ótima experiência e contribuiu para seu crescimento profissional. “É bem interessante a proposta do oficina e do Hermano, em nos mostrar a parte teórica e também a prática. Aqui nós construímos, em equipe e em pouco tempo, um material que ficou bem legal e pode ser veiculado em muitos lugares.” Avaliou Elidiane.
Além desta oficina de produção jornalística, foram ministradas outras sobre literatura de cordel, pastoral da comunicação e empreendedorismo. Folkcom segue até a próxima sexta-feira com conferencias, mesas redondas, apresentações culturais e novas oficinas. A programação completa do evento está disponível em http://www.uepb.edu.br/tvs-publicas-e-manifestacoes-da-cultura-popular-norteiam-discussoes-do-13o-seminario-de-folkcomunicacao/.
Reportagem e fotos: Adriana Araújo