Arrasta o pé pra cá, começou o “São João da Vila”

Campina Grande, 3 de junho de 2016  ·  Escrito por Beatriz Vieira, Eliata Nascimento e Ariana Barbosa  ·  Editado por Emanuelle Carvalho  ·  Fotos de Eliata Nascimento

O Projeto “São João na Vila” teve início na manhã da quinta-feira (2) às 10h e contou com a presença do prefeito Romero Rodrigues, o secretário de cultura Capilé, o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE) Dunga Júnior, várias autoridades e artistas.

O forró do trio “Os Três de Campina”, iniciou os festejos na Vila do Artesão

Durante o lançamento aconteceram apresentações artísticas que envolveram o público presente ao ritmo do som que embala o mês mais festivo do ano no Nordeste. Dentre elas a quadrilha junina infantil da Escola Municipal Adalgisa Amorim, a quadrilha conta com 18 integrantes que encantaram à todos com sua apresentação. O grupo de dança La Barca, dançou ao som do trio de forró Os Três de Campina, contagiando todos os presentes. Ainda durante o evento o prefeito Romero Rodrigues, os cantores e compositores Amazan e Capilé gravaram suas mãos em uma das calçadas da Vila, lançando desta forma o Projeto “Mãos na Vila”, que irá imortalizar as mãos dos artesãos, autoridades e artistas.

O presidente da AMDE, Dunga Júnior, espera que a primeira parada dos turistas que vem ao São João de Campina seja na Vila do Artesão. “Estamos buscando melhorar as vendas dos artesãos”, frisou. O foco do “São João na Vila” sempre foi trazer o turista para o local com a finalidade de gerar renda e descentralizar os festejos juninos da cidade oferecendo um atrativo a mais. Para facilitar a vinda dos artesãos e visitantes, a prefeitura junto com a STTP disponibilizou este ano duas linhas de ônibus direto da integração para a Vila, as linhas 404 e 444.

Neste ano o evento conta com a participação efetiva dos artesãos, desde a decoração até a escolha da programação. O artesão Francisco de Assis, que trabalha com madeira, couro e papelão há 15 anos, desde de 2011 vende seus artesanatos em um dos chalés da Vila. Para ele a estrutura do local é uma das melhores do Nordeste, no entanto é apenas durante o São João e alguns meses do ano que ocorre esta efervescência nas vendas, “lamentavelmente o artesão não vive de vendas de seis em seis meses, é necessário criar mais eventos durante outros meses do ano e fortalecer a divulgação”, destacou.

Quadrilha junina da Escola Municipal Adalgisa Amorim em apresentação na Vila do Artesão

Quadrilha junina da Escola Municipal Adalgisa Amorim em apresentação na Vila do Artesão

Uma das novidades é o Projeto Dançando com o Turista, onde a escola de dança La Barca em parceria com a AMDE está disponibilizando nos finais de semana bailarinos para dançar com os visitantes, e ensinar aqueles que ainda não estão familiarizados com o forró. Além da praça de alimentação da Vila do Artesão o grupo estará na Vila Nova da Rainha no Parque do Povo, local onde artesãos da Vila também estarão expondo os seus artesanatos. Outra novidade é a degustação de cachaça na bodega da Vila. A bodega já funciona o ano todo mas no período junino em parceria com uma conhecida cachaça da cidade, oferece aos visitantes a degustação de cachaças.

A Vila do Artesão existe há 06 anos, o espaço foi fundado em 2010 e é ligado a AMDE. A Vila tem como principal objetivo fomentar a comercialização de produtos artesanais, incentivando o trabalho de artesãos, garantindo o fortalecimento da economia local, gerando emprego e renda. Atualmente a Vila é coordenada por Erasmo Rafael, e o “São João na Vila”existe há 5 anos.

Programação completa 

TRIOS DE FORRÓ PÉ DE SERRA
DIAS: DE SEXTA A DOMINGO (03 DE JUNHO A 03 JULHO) DE 2016
DIAS EXTRAS: (02, 23 E 29) DE JUNHO 2016
HORÁRIO: 13H ÀS 19H
LOCAL: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DA VILA DO ARTESÃO

PROJETO DANÇANDO COM O TURISTA
DIAS TODAS AS SEXTAS, SÁBADOS E DOMINGOS
FACILITADORES: PROFESSORES DE DANÇA DA LA BARCA
HORÁRIO: 17H ÀS 19H
LOCAL: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DA VILA DO ARTESÃO

AULÃO DE FORRÓ
DIA: 26 DE JUNHO (DOMINGO)
FACILITADORES: PROFESSORES DE DANÇA DA LA BARCA
HORÁRIO: 17H ÀS 19H
LOCAL: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DA VILA DO ARTESÃO

PAU DE FITAS
DIA: 18 DE JUNHO (SÁBADO)
HORÁRIO: 17H
LOCAL: VILA DO ARTESÃO

APRESENTAÇÕES DE GRUPOS DE DANÇA
DIAS: SÁBADOS (04, 11, 18 E 25 DE JUNHO DE 2016)
HORA: 16H
LOCAL: ENTRADA DA VILA DO ARTESÃO

QUADRILHAS DA ASSOCIAÇÃO DE QUADRILHAS DE CAMPINA GRANDE
DIAS: SÁBADOS E DOMINGOS (04, 05, 11, 12, 18, 19, 15, 26 DE JUNHO, 02 E 03 DE JULHO)
HORÁRIO: 17H
LOCAL: ENTRADA DA VILA DO ARTESÃO

MEMORIAL DO MESTRE GALDINO
ABERTO DIARIAMENTE
HORÁRIO: 9H ÀS 19H
LOCAL: MEMORIAL DO MESTRE GALDINO

CASA DE TAIPA, BODEGA E IGREJA
ABERTO DIARIAMENTE
HORÁRIO: 9H ÀS 19H
LOCAL: VILA DO ARTESÃO

 

Comentários