Abertura do Maior São João do Mundo 2016/ Foto: Fenando Firmino
Durante os trinta dias de festa de São João em Campina Grande, milhares de pessoas se reúnem todas as noites no Parque do Povo para prestigiar as atrações e dançar muito forró. Quem visita o parque do povo encontra pessoas de todas idades, desde os mais velhos até os forrozeiros mirins. E no meio dessa multidão, sempre encontramos aqueles que prestigiam o evento de outros anos, aguardando ansiosamente por mais um mês de festa. Mas também é comum encontrar visitantes que vieram pela primeira vez, tendo a oportunidade de aproveitar os festejos.
Foi o caso da empresária Cláudia Ferreira, que veio de Maceió a negócios, mas não perdeu a oportunidade de conhecer a festa, da qual só ouvia falar. Ela conta que não planejou, mas estava na cidade no momento certo e conta como foi sua primeira experiência no Maior São João do Mundo. “Achei tudo fantástico, o povo de Campina é muito receptivo. A ornamentação é muito linda, já tinha visto todo tipo de conteúdo sobre isso aqui, mas pessoalmente é tudo muito maior e mais bonito”. Ela deve voltar à Alagoas ainda essa semana, mas já adianta que pretende voltar ao parque do povo antes da viagem.
E o público campinense não pode ficar de fora. Dentre os milhares de forrozeiros presentes, o comerciante Pedro Cardoso, frequentador assíduo da festa, começou a se preparar desde cedo para este ano, e conta que desde março está se organizando para aproveitar o máximo possível. “É muito bom poder aproveitar uma festa dessa magnitude sem precisar sair de sua cidade. Faz mais de dez anos que eu acompanho, é sempre uma expectativa muito grande”. Segundo Pedro a festa tem crescido ao longo dos anos. “É muito bom ver o crescimento do nosso São João, eu acompanhei isso, nós só temos a ganhar com cada vez mais opções para se divertir”.
Antes mesmo das atrações darem início aos shows mais esperados, é comum encontrar as pessoas aproveitando a festividade nas palhoças e na pirâmide, onde trios pé de serra e quadrilhas conduzem a folia. A festa no Parque do Povo continua até o dia 3 de julho, mas os visitantes tem diversas opções para aproveitar espalhadas pela cidade. Durante todo o mês acontecem manifestações culturais no Sítio São João, Vila do Artesão e nos bairros de Campina Grande.
Escrita por Jonatan Magno
Editada por Adriana Araújo