Projeto de Administração da Facisa busca o resgate da Cultura Popular

Campina Grande, 8 de junho de 2016  ·  Escrito por Beatriz Vieira  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Kaio Henrry
Quadrilha formada por estudantes e visitantes ao final do evento

Quadrilha formada por estudantes e visitantes ao final do evento

Na noite da última terça-feira (07), foi realizado o “III Administrando a Cultura Popular”, projeto idealizado por Cléa Cordeiro e João Gabriel, professores do curso de Administração da faculdade, e realizado no estacionamento da Facisa, no bairro do Catolé, em Campina Grande.

Segundo eles, o projeto tem como objetivo resgatar a cultura popular, desde o forró pé de serra, passando pelas brincadeiras e folguedos populares, até as comidas típicas. Além disso, o evento trata-se de uma competição entre os alunos dos cursos de Administração e Nutrição da instituição, a disputa busca desenvolver nos alunos o espírito empreendedor, criativo e inovador.

Segundo o coordenador do curso de Administração da Facisa, Augusto Ramos Filho, o evento é divido em duas etapas. Na primeira, os alunos devem apresentar um projeto de administração para criação de um lojinha que atenda alguns requisitos, como contabilidade e marketing; este ano, os alunos deviam apresentar um projeto baseado na venda de comidas derivadas do milho.

Barraquinha dos alunos do curso de Administração

Barraquinha dos alunos do curso de Administração

Os projetos são avaliados por uma banca examinadora e, após sua aprovação, são postos em prática. As barraquinhas que os estudantes montam durante o evento para a venda de comidas típicas, por exemplo, estão definidas em seu respectivo projeto. Também houve avaliação em aspectos como logística, marketing, recursos humanos e empreendedorismo.

No dia 09 de junho, as equipes apresentarão os resultados à banca avaliadora e no dia 13 de junho serão anunciados os vencedores do concurso de comidas típicas. A premiação ainda será definida pela faculdade segundo o coordenador do curso de Administração.

Para a professora Cléa Cordeiro, o evento enriquece o perfil profissional do aluno através do concurso de comidas típicas, onde ele põe em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, e busca trazer a comunidade e os turistas para vivenciar e participar deste momento no qual a cultura popular é enaltecida. A professora é conhecida por levantar a bandeira da cultura popular através de ações como a criação e manutenção do Memorial do Maior São João do Mundo.

Público dança ao som dos Três do Nordeste

Público dança ao som dos Três do Nordeste

A terceira edição do “Administrando a Cultura Popular” contou ainda com o concurso para escolha da Rainha do Milho, com avaliação das estudantes da instituição caracterizadas a caráter após seu desfile. Ao término do concurso, houve o casamento matuto entre estudantes e funcionários da faculdade, que culminou numa quadrilha junina entre os presentes, embalada ao som d’Os Três do Nordeste.

Os visitantes além da oportunidade de provar um culinária tipicamente nordestina, participaram das brincadeiras promovidas pelo evento e dançaram um forrozinho ao som de trios de forró.

Comentários