Um dos eventos mais esperado do São João de Campina Grande se iniciou neste sábado (10). Saiu pela manhã, a primeira viagem da locomotiva forrozeira com destino ao distrito de Galante. Todos os anos a locomotiva parte do Museu do Algodão, conhecido como a antiga estação ferroviária de Campina Grande, levando centenas de passageiros amantes do tradicional forró pé de serra.
A locomotiva faz esse mesmo trajeto há mais de dez anos e pode ser considerada uma tradição do São João Campinense. Todos os anos atrai turistas de todos estados do país. Como é o caso do casal Graça Façanha, 65 anos e Erivaldo Façanha, 68 anos, da cidade de Fortaleza- Ceará e que pela quinta vez vem a Campina Grande prestigiar o Maior São João do Mundo para curtir o trajeto da locomotiva. “ Não se fala do São de Campina sem a locomotiva forrozeira, é muito bom. Todos os anos é a mesma coisa, mas é sempre a mesma alegria, sempre o mesmo entusiasmo”, afirma Graça.
E por estar perto do Dia dos Namorados encontramos outro casal que dessa vez veio do Estado do Rio de Janeiro prestigiar pela primeira vez o São João de Campina Grande. É o casal Joana Maciel e Sebastião Teixeira, 67 anos. Segundo o casal, a região traz o resgaste da cultural local e possui o autêntico São João, o que para eles é difícil encontrar no estado do Sudeste. “Aqui em Campina, curtimos o bom forró tradicional e estamos muito animados com a festa e a locomotiva”, afirma Joana.
O coordenador da locomotiva, Rafael Macedo, 29 anos, que há dez anos coordenada o trajeto, fala que o primeiro dia sempre bate o nervosismo, mas que a expectativa é a melhor possível. Ele explica que mesmo com a noticia do cancelamento da locomotiva e depois a volta da mesma, a procura por ingressos foi grande. Segundo Rafael os dias mais procurados e que tiveram bilheteria esgotada foram os dias dos Namorados e o dia do São João. “Tivemos receio porque foi cancelado de ultima hora, mas a procura foi grande e com base na promoção dos últimos dias a expectativa pra ele sair de última hora ta sendo a melhor possível”, explica o coordenador. A promoção citada por Rafael Macedo foi feita para o dia dos namorados: na compra de um ingresso, o segundo saiu de graça para o companheiro ou companheira.
O trem possui sete vagões para transportar os forrozeiros, e segue ao seu destino com muito forró e alegria. Todo o percurso é animado por trios de forró desde a saída de Campina Grande até a chegada no distrito de Galante. Para que a festa possa ser aproveitada com conforto e tranquilidade, a estrutura da locomotiva conta com banheiros, bares e equipe de segurança e equipe médica. Ao desembarcar em Galante, o turista é recebido ao som de forró, e pode aproveitar para conhecer os pontos turísticos do distrito.
Ao chegar no museu do algodão o forrozeiro é recepcionado com um café da manhã, e com uma feira de artesanato, para, se desejarem, levar uma lembrancinha do maior e melhor São João do Mundo. Para que os paraibanos e turistas possam aproveitar mais ainda a locomotiva forró, foram ampliadas a quantidade de viagens. A locomotiva parte às 10 horas, do Museu do Algodão em Campina Grande e retorna do distrito de Galante às 15 horas. A duração da viagem é de duas horas. Além do dia de hoje, a locomotiva forrozeira fará, ainda, seu trajeto nos dias 12, 18, 19, 24, 25 e 26 de Junho.