Colégio de CG realiza a “Festa da Colheita” junina

Campina Grande, 16 de junho de 2016  ·  Escrito por Klauber Canuto  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Klauber Canuto
Festa da colheita no Colégio Alice Coutinho

Festa da colheita no Colégio Alice Coutinho

Em meio aos festejos juninos na cidade de Campina Grande, o Colégio Alice Coutinho, localizado no bairro Rocha Cavalcanti, realiza sua 16ª Festa da Colheita em seu Centro Esportivo. A festa teve início nesta quarta-feira (15) e termina sábado (18).

A festa da colheita, realizada pelo colégio, visa comemorar a plantação do início do ano e colheita no meio do ano pelos agricultores. Com um cunho cristão, biblicamente a festa também tem outros nomes, como Festa das Semanas, Dia das Primícias dos Frutos ou de Pentecostes. Originalmente, é uma celebração agrícola, realizada na roça, no lugar onde se cultivava o trigo e a cevada, entre outros produtos agrícolas. Posteriormente, essa celebração foi levada para os lugares de culto, particularmente, o Templo de Jerusalém.

Liliângela Barbosa, coordenadora pedagógica do colégio

Liliângela Barbosa, coordenadora pedagógica do colégio

A coordenadora pedagógica e de eventos da escola, Liliângela Barbosa, 41, explica que o propósito da festa na escola é resgatar o trabalho do homem do campo, com suas culturas regionais, valorizando essa figura tão importante que leva as comidas para as mesas de todos, não esquecendo das danças e tradições.

Ao falar sobre a religiosidade da festa, a coordenadora afirma que é uma festa cristã, mas que prega o ecumenismo, com participação de todos os alunos: “a partir da festa da uva no Rio Grande de Sul, pensamos em fazer uma festa diferenciada na cidade. E como temos muitos evangélicos na escola, buscamos um tema que fosse neutro, que agradasse a todo mundo. Tem dado certo”, relatou.

A escola realizava a festa junina tradicional até o fim dos anos 1990. Buscando fazer uma festa temática, ligada à religiosidade cristã, surgiu a “Festa da Colheita” no ano de 2001. Esse ano completa 16 anos de festividades. Liliângela explicou que a diferença de uma festa de São João e a Festa da Colheita começa pela escolha das músicas: “nossas músicas tem um enredo, iniciando pelo trabalho da terra, passando pela escolha dos grãos, o plantio, a oração pela chuva, a colheita e, por último, os festejos. Tem todo um roteiro, culminando com um agradecimento à Deus”, comparou ela.

Com relação à participação dos alunos, a coordenadora explica que houve uma aceitação de quase 100%, dos quase 400 existentes na escola.

A festa encerra no próximo sábado (18), com início às 07h, no Centro Esportivo da escola, com a participação dos alunos do fundamental II e Médio, com a mesma temática, culminando com um lanche coletivo entre os participantes no fim da manhã, com comidas típicas da época e um quadrilhão.

Comentários