A fogueira tá queimando / Em homenagem a São João / O forró já começou / Vamos gente, rapa-pé nesse salão… E foi assim, ao som de Luiz Gonzaga, que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande (APAE), realizou na tarde desta sexta-feira (17), na pirâmide do Parque do Povo mais um Arraial Junino.
Há mais de cinco anos trazendo a alegria dos alunos da APAE, a ideia de realizar um grande Quadrilhão no coração do Quartel General do Forró partiu da necessidade de divulgar o trabalho da APAE, afinal “a população precisa conhecer o trabalho da APAE. É o resultado do esforço que temos, e a comunidade colabora com esse trabalho também”, explica Rossana Sheila, Coordenadora do arraial e Pedagoga da instituição.
A APAE é uma instituição filantrópica que desenvolve atividades escolares e clínicas visando o beneficio e o avanço de seus usuários. Tendo em vista esse objetivo, vários eventos durante o ano são realizados e dentre eles o mais esperado é o Arraial da APAE, organizado com muito capricho e dedicação, é notável o empenho de cada profissional envolvido e a alegria estampada no rosto dos alunos é resultado satisfatório.
O Quadrilhão, apelidado carinhosamente de Arraial dos Apaixonados, é assim chamado, por ser fruto do trabalho de todo um semestre, como explica Rossana. “A gente organiza a quadrilha de acordo com a temática geral. Esse semestre nós tivemos na APAE um trabalho forte em relação à ética, valores, atitudes, conduta, moral, e a predominância foram os sentimentos e as emoções que expressamos um para o outro para ter uma boa convivência na sociedade”, diz.
O Arraial foi comandado pela professora Rosilene Sousa e teve como destaque A Quadrilha dos Cadeirantes, O Quadrilhão dos Pais, e um enorme coração formado pelos próprios apaeanos no centro da pirâmide do parque do povo, detalhe, o coração pulsava, com casais de noivos dentro dele.
Durante os dias que antecedem o Arraial, os alunos têm participação ativa em todo o processo de organização, o que para Rossana é de extrema importância. “Eles são pessoas que não tem uma vida social e são totalmente excluídos, seja pela sociedade ou pela própria família que os isolam, pra eles é uma festa, uma animação participarem do Parque do Povo. Eles se animam, participam e colaboram”, finaliza. O Arraial dos APAExonados marca o fim das atividades do primeiro semestre na APAE, que retorna normalmente dia 4 de julho.