O já tradicional “Arraiá da Correio” trouxe na tarde desse sábado (18) três grandes nomes do forró ao Sítio São João. O evento organizado pela TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, contou com as participações dos jovens artistas paraibanos Luan Forró Estilizado e Ramon Schnayder e também o experiente músico cearense Waldonys.
O Arraiá é uma das grandes atrações pertencentes ao São João de Campina Grande, realizado aos sábados de junho no Sítio São João, localizado no bairro do Catolé. O evento é conhecido por trazer diversos nomes da música nordestina, desde os mais novos aos mais tradicionais. Quem visitou o Sitio no programa desse sábado pôde confirmar isso, uma vez que houve música para todos os gostos e gerações. O primeiro a se apresentar no programa foi Luan, que, ao finalizar seu show e sair do palco, deparou-se com uma fila enorme de fãs.
Na sequência, os forrozeiros foram contagiados pela presença de palco de Ramon Schnayder, que agitou o local. Elétrico, Ramon desceu do palco e foi cantar junto às pessoas que faziam questão de soltar sua voz. Conhecido pela sua alegria contagiante e suas danças nas suas apresentações, o cantor interagiu com o público à sua volta e ainda deixou explícito sua felicidade em participar de tal evento. “Primeira vez aqui no Sítio São João e estou muito feliz”, disse.
Em seguida, Ramon ainda agradeceu ao Sistema Correio pelo convite, por quem disse nutrir carinho. “Desde o início da minha história musical, a gente tem uma amizade grande. Isso aqui é literalmente o cheiro do São joão, do tradicional sítio e da festa junina”, comentou o cantor, que encerrou usando sua frase de efeito: “vai rolar lindo”.
Finalizando com grande estilo, os apresentadores que comandam o programa, Fernanda Albuquerque e Oscar Neto, que interpreta o conhecido personagem “Coronel Grilo”, chamaram o músico Waldonys, grande nome do forró tradicional. Com sua sanfona, o “garoto atrevido”, como um dia o rei do baião Luiz Gonzaga o denominou, fez as pessoas do local levantarem a poeira do chão ao som dos seus grandes sucessos. Com experiência profissional de longa data, Waldonys encheu sua apresentação com a declamação de um mote e fez com que os forrozeiros interagissem cada vez mais.
Waldonys se mostrou empolgado no programa. “Estou encantado com a festa, não somente aqui no Sítio São João como na cidade em geral. Campina se prepara para o São João em todos os aspectos, não só no seu visual, mas no tratamento das pessoas”, afirmou ele, que complementou dizendo que ama a cidade. O cantor encerrou informando que receberia um prêmio de cidadão campinense, no dia 30 desse mês, um dia depois do seu show no palco principal do Parque do Povo.
Luan e Ramon representam a nova geração do forró através de um ritmo estilizado que leva a mescla de elementos tradicionais como a sanfona, a zabumba e o triângulo, com o teclado, o baixo-elétrico e a guitarra-elétrica, mas sem se desfazer das bases originais do ritmo. Já Waldonys representa uma cultura mais antiga e de raiz, utilizando da sanfona em sua mão, ele consegue trazer os melhores sons e as melhores músicas do forró tradicional.
Com essa diversão ofertada, fica difícil não gostar do evento. “Nasci no Rio de Janeiro e aqui é muito diferente, pois nessa época do ano, lá não se comemora nada. Estou gostando muito e, embora eu não curta dançar forró, amo a cultura do São João”, declarou a visitante Neusa Mateus (65), que ainda elogiou o local e as atrações. Para todos que estiveram no evento, destaca-se a interação do público com os artistas e o suor proporcionado pela dança, tendo a diversão como causa.
O programa vai ao ar aos sábados, sempre a partir das 13h40 até às 15h00, no Sítio São João. A entrada custa R$ 5,00 ou R$ 10, 00 a depender da programação do dia. Para saber mais sobre o local, clique aqui.
Matéria especial do Sítio São João, produzida em 2015 pelo Repórter Junino.