Campina Grande diz ter o maior São João do mundo, Caruaru o maior e melhor. Afinal, qual município tem a maior festa? Encontrar a resposta para essa pergunta foi o objetivo da ação de marketing promovida na última segunda-feira, dia 20, por uma rede de supermercados que tem filiais nas duas cidades nordestinas. As duas metrópoles são conhecidas por organizarem grandes festas juninas e disputam há anos o título de “maior São João do mundo”.
A ação contou com a participação da dupla de irmãos Caju e Castanha. Os pernambucanos, que foram responsáveis por tornar a arte da embolada conhecida em todo país, tomaram partido nessa disputa e defenderam, cada um, uma cidade, em um duelo transmitido online no Facebook da empresa. Caju falou de Campina Grande, em defesa do São João da Rainha da Borborema e Castanha, de Caruaru, defendeu os festejos juninos da cidade. Unidos virtualmente pela tecnologia de transmissão em tempo real, os artistas, mesmo se apresentando de locais distintos, mostraram entrosamento ao expor os aspectos positivos de suas protegidas.
A disputa ritmada por pandeiros foi recheada com rimas do começo ao fim. De um lado, Caju declarou: “Tem festival de quadrilha, você pode acreditar, pra todo mundo dançar. Pense numa festa boa de fazer admirar. Tem o forró pé-de-serra também temos o Baião, que é pro povo dançar”; do outro, Castanha argumentou: “Essa terra é muito boa, você pode acreditar, tem o parque do Gonzagão pra o povo se divertir, eu quero lhe falar: tem brincadeira e você pode acreditar, e é no coco e é na feira e é a maior fogueira que se encontra nesse lugar”.
Definir quem vence essa “peleja” foi mais difícil que o esperado. No fim das contas, a decisão foi jogada para os internautas, que poderão votar e opinar através das redes sociais. Por lá, também é possível rever toda a disputa e votar na melhor festa até o dia 22 de junho.