Igreja abre as portas para exposição sacra no Parque do Povo

Campina Grande, 22 de junho de 2016  ·  Escrito por Ricardo Júnior  ·  Editado por Emanuelle Carvalho e Adriana Araújo  ·  Fotos de Anthony Souza
Tela da exposição. / Foto: Anthony Souza

Tela exposta na Pinacoteca Sacra. / Foto: Anthony Souza

Foi aberta para visitação na noite de ontem, terça-feira (21), a réplica da Catedral montada no Parque do Povo. No espaço está sendo realizada a Pinacoteca Sacra, uma exposição de 13 telas assinadas por Joab Rocha, que representam conhecidas passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento. Trata-se de mais uma iniciativa do Projeto Fé e Cultura, e deverá se estender até o fim das festividades juninas.  A entrada é gratuita e pode ser feita diariamente de 18h30 à 00h00.

Segundo Joab, de 33 anos, residente na cidade de Areial, o seu objetivo é promover uma releitura de temas já conhecidos pelo público. Em média, cada tela deveria levar 15 ou 20 dias para ser finalizada, mas ele revela que precisou acelerar o processo de confecção, reduzindo-o, assim, para 7 dias.

Para transmitir o realismo em suas obras, o artista plástico, que também trabalha com outros tipos de arte, e não apenas a sacra, recorre a algumas técnicas de pintura, como: jogo de luz e sombra,  e tom sobre tom. Além da preocupação em desenvolver um trabalho minucioso – que, curiosamente, envolve até modelos vivos –, há um enfoque muito maior sobre as personagens do que sobre a própria ambientação.

Artista e curador da exposição. / Foto: Anthony Souza

Artista e curador da exposição. / Foto: Anthony Souza

O curador responsável pela Pinacoteca, André Oliveira, 36 anos, destacou o propósito e a relevância da iniciativa para as festividades juninas. “Tem como intenção resgatar a religiosidade dentro dessa festa que leva o nome do santo São João, e mostrar a importância que se tem da tradição e da cultura – expressas através da arte, da culinária, das danças e dos grupos folclóricos –, nesse contexto [da religiosidade]”. Quando à escolha do pintor, ele revela que já conhecia o trabalho desenvolvido por Joab, e diz achar fundamental um espaço como esse servir de projeção para artistas locais.

“Eu achei interessante as telas, bem pintadas. A que mais me chamou atenção foi a de Maria Madalena, bem real, muito bonita”, conta Eliane Gomes dos Santos, estudante de 20 anos. A turista do município paraibano de Juripiranga, Severina Correia da Silva, 60, gostou tanto que promete voltar na próxima oportunidade. “Acho todas lindas [as telas]. Está muito bem organizado e vale a pena a gente se dirigir até aqui”.

Quem comparecer à Pinacoteca terá a chance de conferir uma réplica da imagem da Imaculada Conceição, restaurada pelo artista Adilson, da cidade de Alagoa Grande;  acompanhar pelo monitor uma reportagem feita com Joab Rocha sobre o  processo artístico de confecção das obras sacras; e ainda encontrará um espaço dedicado aos santos comemorados no mês de junho: São João, Santo Antônio e São Pedro.

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Diocese de Campina Grande, o  Projeto Fé e Cultura existe há 04 anos e é o responsável por trazer à festa do Maior São João do Mundo nomes consagrados no cenário religioso, como os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

Comentários