Em mais uma edição do Projeto Fé e Cultura, a noite de terça-feira (21) foi marcada pelo show do Pe. Reginaldo Manzotti que trouxe a Campina Grande uma noite de louvor e pregação, marcando o início da semana de comemoração à São João (principal santo junino). Antes do padre subir ao palco, houve a apresentação do espetáculo O Fole Roncou.
No início da noite, padre Reginaldo Manzotti concedeu uma entrevista coletiva onde falou da sua grande expectativa em está se apresentando pela primeira vez no São João de Campina e de sua preocupação junto a arquidiocese da cidade em fazer a união da fé com a cultura. “É a primeira vez que venho nesse colorido da alegria dos festejos juninos dizer que Sto. Antônio é um pouco mais que casamenteiro, São João tem uma fogueira pra incendiar o mundo que é o anúncio de Jesus e São Pedro é a pedra onde a gente pode depositar nossas esperanças”, disse ele.
No palco do Maior São João do Mundo, o padre reuniu um público cheio de fé, que acreditam no poder de sua evangelização. Em um show que durou duas horas e meia teve espaço para tudo: louvores, forró, reflexões, choros e testemunho. Em tudo que acontecia as pessoas ali presentes encontravam conforto para as lágrimas, alimento para a fé e esperança para o futuro.
Projeto Fé e Cultura
O projeto surgiu há quatro anos por iniciativa da Comunidade São Pio X, unida a diocese de Campina Grande com o apoio da prefeitura da cidade em busca de um resgate da religiosidade da festa junina. Desacreditado inicialmente, por não haver a certeza se o parque do povo seria o lugar ideal, o projeto se tornou sucesso com o recorde de público presente no show de Pe. Fábio de Melo e isso deu ânimo para que houvesse as edições seguintes com a aposta de mais uma noite religiosa, no ano de 2016, com a apresentação do Pe. Reginaldo Manzotti.
“Como tudo na vida se não vai se provocando o resgate de sua origem ela vai perdendo o sentido. Dois anos, três anos, Pe. Fábio de Melo sucesso de público e ai conseguimos trazer o Pe. Manzotti para ainda mais trazer esse resgate da religiosidade”, disse Gustavo Lucena, moderador da Comunidade São Pio X.
O Pe. Reginaldo parabenizou a prefeitura e os organizadores por esta iniciativa e ressaltou que isto é o certo, unir a origem da festa ao brilho que ela ganhou, resgatar as raízes dando espaço ao moderno, ao atual.
“Uma festa como essa, é uma festa popular que se pode aproveitar muito para a cidadania e para a edificação cristã do nosso povo”, ressaltou.
Apesar de recente, o Fé e Cultura já se consolidou no São João de Campina e as expectativas é que a prefeitura continue a viabilizar esse espaço de resgate e que nos próximos anos se tenham mais noites religiosas.