Últimas apresentações de quadrilhas antes da final do regional

Campina Grande, 23 de junho de 2016  ·  Escrito por Thaís Suênia e Ingrid Marques  ·  Editado por Anthony Souza  ·  Fotos de Cecy Macedo
Oxente Paraíba em apresentação na Pirâmide do Parque do Povo nessa quarta (22)

Oxente Paraíba em apresentação na Pirâmide do Parque do Povo nessa quarta (22)

Nessa quarta-feira (22), ocorreu a terceira e última etapa classificatória do Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas, na pirâmide do Parque do Povo (PP). Contando com nove quadrilhas, a noite contou com apresentações que encantaram o público presente, trazendo em sua performance temas sociais que atingem o dia a dia das pessoas.

Quadrilha Mistura Gostosa em apresentação

Quadrilha Mistura Gostosa em apresentação

O jornalista e jurado do festival, Hipólito Lucena, contou um pouco sobre a importância das quadrilhas na valorização da cultura local. “[Nós jurados] reconhecemos, além do trabalho artístico, a estética posta no trabalho, os elementos culturais; também o trabalho social, cada quadrilha dessa representa uma comunidade, um espaço, um momento de luta, de desencontro, de doação”, declarou o jurado.

São nove os itens para analisar nas exibições das quadrilhas, indo desde a entrada até a saída do arraial, garantindo que os jurados passem a ver e julgar mais pelos critérios técnicos apresentados e menos pela emoção e paixão que os grupos trazem em seu desenvolvimento.

Terceiro dia de apresentações de quadrilhas

Terceiro dia de apresentações de quadrilhas

Os integrantes das quadrilhas passam parte do ano ensaiando para mostrarem o resultado nas apresentações e, apesar de toda a tensão e nervosismo que passam, se dizem honrados por estar exibindo seu trabalho no Maior São João do Mundo. Como é o caso de Simione Pinheiro, 20, que se apresenta pela primeira vez no PP. “Buscamos sempre dar o melhor da gente e a nossa expectativa está a mil’’, revelou o integrante da Oxente Paraíba.

Das 27 quadrilhas que fazem parte da competição, apenas oito são selecionadas para a final, hoje (24), onde a primeira colocada no festival irá representar a Paraíba no concurso nacional conferido pela CONFEBRAQ (Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas) e no Concurso Regional de Quadrilhas, promovido anualmente pela Globo Nordeste. Além disso, a segunda e terceira colocada irão se apresentar no Nordestão, que ocorrerá em Campina Grande no início de julho.

Comentários