“Sumé cidade criança guardo na lembrança seu conto de fada,
ouvi no seu grito se não és bem dito, és abençoada,
fui ao pico da serra onde tudo se encerra e religião,
fui até a igreja lá onde a devota Maria Guilherme fazia oração.
Olhei teu sucesso, revi teu progresso em que começou,
teus melhores dias, graças a Farias que o te organizou,
vi tanta bondade naquela cidade que olhei de pertinho,
também meritando saí resmungando da saudade baixinho.
Sumé, Sumé, Sumé, Sumé, Sumé, Sumé, Sumé..”
(Sumé – Antenor Cazuza)
A cidade de Sumé, localizada no cariri paraibano, festejou a noite de São João, 23, com várias vertentes do forró autêntico. No palco Sebastião do Rojão (homenagem a um grande sanfoneiro da cidade), na praça José Américo, o forró correu solto com os shows de Antenor Cazuza, Rita de Cássia e Forró Kent.
O poeta prataense Antenor Cazuza abriu os shows da noite no palco principal cantando uma homenagem à Sumé. Além das canções inéditas do seu novo CD “Prata e Ouro”, os sucessos de Luiz Gonzaga, Zé Marcolino, Flávio José e Trio Nordestino também estavam em seu repertório. Com uma mistura de composições próprias, versos de poesias e sucessos de grandes nomes da música nordestina, Antenor fez com que o público dançasse “pisando em brasa” ao som do famoso trio de instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo, além de violão e cavaquinho, inovações inclusas em seu show de forró.
Considerada a maior cantora e compositora de forró brasileira, Rita de Cássia subiu ao palco logo depois para animar ainda mais o povo, cantando seus grandes sucessos, que foram gravados por várias bandas de forró, como Mastruz com Leite, Cavalo de Pau e Aviões do Forró. Além do forró romântico e de vaquejada, que não deixou o público presente parado nem um minuto sequer, a cantora abriu espaço no seu show para mandar mensagens de felicidade.
“O meu show é um show de mensagens, eu enalteço muito o povo, as lutas para criar os filhos para que eles estudem, tenham faculdade. A história do nosso povo do sertão começa por aí, as vitórias, as lutas, as dificuldades e as conquistas e muito amor. Meus shows falam muito de amor, é uma história em cima disso”. Falou com alegria Rita de Cássia ao Repórter Junino.
“Parabéns meu Amor”, “Saga de um Vaqueiro”, “Anjo da Guarda” e “Meu vaqueiro, meu peão”, foram algumas das músicas cantadas fervorosamente pelo público. De crianças à idosos, solteiros e casais, todos foram contagiados com a energia de Rita de Cássia. Durante o show, a cantora ainda falou da importância das pessoas saírem para se divertir, e de amarem uns aos outros. “As pessoas estão muito voltadas para os problemas e estão ficando depressivas, estão deixando de se amar”. Ressaltou.
Findando os shows musicais, a banda Forró Kent, prata da casa, acalorou a todos tocando muito forró pé de serra. Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro, Santanna, Flávio José e Dejinha de Monteiro foram alguns dos artistas cujas músicas fizeram parte do repertório da noite. O forró de vaquejada também esteve presente na festa e toda a diversidade cultural da noite fez o público permanecer ao redor da praça até quase o sol nascer.
Sobre participar mais um ano do São João de sua casa, o vocalista da Forró Kent, Zêmarc Paulino, disse que é um sentimento de muita alegria. “É um prazer estarmos em casa, tocando na nossa cidade. Maravilhoso!”. Falou.
As festividades da cidade seguem até a noite desta sexta-feira. No Arraiá Zé Marcolino haverá shows de trios de forró pé de serra, as quadrilhas da Assistência Social e a dos Trocados, e no palco principal shows de Tonny Lucco e Torgatto, Felipe Lemos e Bidinga do Acordeon.