Não importa o dia da semana, nem tão pouco se a festa está animada ou não. Se tem um forrozinho tocando, as barracas funcionando e o clima está agradável, tenham certeza que tem público no parque do povo. E eles estão por todos as partes, com exceção do palco principal, visto que não há programação para esta segunda-feira no espaço. Os lugares mais frequentados são a Vila Nova da Rainha, o coreto em frente a réplica da catedral e as ilhas de forró.
“O turista vem para ver a autêntica cultura nordestina”, é o que nos diz Dona Iara, turista da cidade do Rio de Janeiro que está pela terceira vez na Paraíba e primeira vez no Maior São joão do Mundo. Encantada com o forró pé-de-serra ela só sai um pouco de perto das palhoças para tirar algumas fotos na cidade cenográfica. Dona Iara diz que está ali em uma segunda- feira foi apenas uma coincidência, pois a sua excursão estava marcada para hoje, porém gosta quando está um pouco vazio pois observa melhor todos os detalhes.
Já para a estudante campinense Andressa e suas amigas, o fato de está no parque em plena segunda-feira não foi coincidência, mas sim uma escolha. E os motivos vão desde o final do semestre na faculdade, deixando o seu tempo mais livre, até a própria calmaria e o frio da noite, deixando de lado grandes aglomerações e o calor humano demasiadamente sentido nos dias de ambiente cheio. Sentadas no lado de fora de uma das barracas elas observam, conversam e se divertem, sempre ao som da sanfona, do triângulo e da zabumba.
A segunda-feira é tida como folga para quem trabalha na festa durante todo o mês de junho, já na reta final dos festejos e a superlotação de turistas na cidade a folga desaparece. O parque do povo segue com sua programação até o próximo domingo (3) oferecendo opções tanto para quem gosta do forró pé-de-serra, quanto para os que preferem o forró estilizado.