Vila dos Tropeiros realiza aulão de Ginástica Junina

Campina Grande, 29 de junho de 2016  ·  Escrito por Cassia Gomes e Rafael Costa  ·  Editado por Adriana Araújo  ·  Fotos de Rafael Costa e Cassia Gomes
Aulão promovido pelo SESI contou com mais 150 participantes. / Foto: Cássia Gomes

Aulão promovido pelo SESI contou com mais 150 participantes. / Foto: Cássia Gomes

 

Em clima de Maior São João do Mundo, foi realizado na tarde desta terça-feira, 28, na Vila dos Tropeiros, o 1º Aulão de Ginástica Junina, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com o objetivo de estimular a prática esportiva e combater o sedentarismo. O evento reuniu um público de aproximadamente 150 pessoas, que aproveitaram para queimar as calorias adquiridas durante os festejos juninos, com exercícios físicos e muito forró.

Para Fernando Melo, supervisor de promoção de saúde do SESI, a iniciativa de realizar o evento surgiu com a Vila dos Tropeiros, criando outras programações que possam ser encorporadas à estrutura onde diariamente acontecem apresentações de quadrilhas juninas e de atrações musicais. “Então surgiu a ideia de pegar o fim de tarde, juntar todas as pessoas que estão caminhando, praticando atividade física aqui no açude e trazer para um momento de integração, momento de energia, momento de pratica de atividade física junta e deu muito certo”, avalia Fernando, que é formado em educação física pela Universidade Estadual da Paraíba.

 

Professoras animaram o público presente no ritmo de forró. / Foto: Rafael Gomes

Professoras animaram o público presente no ritmo de forró. / Foto: Rafael Costa

 

Entre os assíduos frequentadores do calçadão do Açude Velho e alunos das academias do SESI, a atividade contou com a participação de trabalhadores da indústria, como o Emanuel Lopes, de 27 anos. O jovem, que trabalha em uma empresa de calçados e artigos esportivos de Campina Grande, contou que há 2 anos deixou o sedentarismo de lado e passou a praticar atividades físicas como corrida e ciclismo. “A ideia do projeto é muito importante, pois hoje em dia o pessoal é tudo sedentário”. Disse Emanuel, que pratica exercícios físicos três vezes por semana.

 

Turma aproveita para diminuir as calorias que ganharam durante os festejos juninos. / Foto: Rafael Gomes

Turma aproveita para diminuir as calorias que ganharam durante os festejos juninos. / Foto: Rafael Costa

 

Segundo Christiane Costa, profissional do SESI, atividades como essa influenciam diretamente no dia a dia dos trabalhadores, contribuindo para o bem estar físico e mental. “Neste período festivo junino, realizamos atividades caracterizados dentro das empresas, com comidas e danças típicas. O projeto da atividade da ginástica na Vila dos Tropeiros é o primeiro ano, mas a expectativa é de que continue e não seja apenas em um dia,” ressaltou Christiane.

Ao final do evento, foram sorteados brindes entre os participantes que, durante as 2 horas de aula, puderam aliar forró e danças juninas à ginástica, orientados pela professora de Educação Física Regimênia Carvalho com o apoio de outras profissionais do SESI, como Edna Luiz, Juliana Arruda e Christiane Batista. Um trabalho que comprova a afirmação de que na terra do Maior São João do Mundo tudo acaba em forró.

Comentários