O clima junino tomou conta do Centro Universitário – UNIFACISA na noite desta quinta-feira, 01, no decorrer da IV Maratona Gastronômica. O evento promovido pelo projeto ‘‘Administrando a Cultura Popular’’ integra os cursos de Administração e Nutrição, com o objetivo de resgatar a cultura popular nordestina e inserir as práticas administrativas dentro de uma competição gerencial, que tem a gastronomia como pano de fundo.
O coordenador do curso de Administração, Augusto Ferreira Ramos Filho, comentou que a essência do evento é a análise da gestão da comercialização dos alimentos produzidos pelas barracas e que a gastronomia é o meio de executá-la. Pelo quarto ano consecutivo, as equipes compostas por até 12 participantes, montaram barracas estilizadas para vender pratos regionais e artesanais, aliado às preocupações de saúde e nutrição que envolvem o curso de Nutrição.
O representante da barraca bicampeã, Bruno Amaral, estudante do terceiro período de Administração comentou como funcionava a competição: ‘‘É de cunho administrativo e somos avaliados por quesitos como marketing, produção e também com o desenvolvimento dos projetos de venda que aqui estão sendo comercializados’’, disse. Ele ainda contou que todo o dinheiro arrecadado com as barracas é investido na formatura da turma.
Durante a maratona, a noite foi animada por apresentações de dança e contou com a presença do instrumentista e cantor, Edglei Miguel. Uma das principais atrações do evento, foi a apresentação do projeto Envelhecendo com Saúde, com a representação da quadrilha junina, folguedos populares e do grupo de dança Caetés. Além disso, foi feita a eleição da rainha e do rei do milho, com o acréscimo neste ano da competição de forró entre casais dos mais variados cursos da UNIFACISA.
Prestigiado pelos alunos de todos os cursos da instituição, professores, funcionários e pela comunidade, a Facisa realiza um belo resgate da cultura nordestina, através da maratona gastronômica e da valorização dos símbolos regionais. Para Julyana Fidelis, 20, estudante de Fisioterapia da UEPB ‘‘O evento tem uma dinâmica muito boa e chamou a atenção de muita gente fazendo-os entrar no clima do São João’’, afirmou.
O resultado da IV Maratona Gastronômica será divulgado no dia 15 de Junho, após a apresentação de um pré-projeto dos alunos do curso de Administração.