Foi realizada na manhã deste domingo, 4, na praça da liberdade, a 37ª Corrida da Fogueira. O evento promovido pela Secretaria de Esportes a frente da Prefeitura Municipal de Campina Grande, contou com a participação de aproximadamente 1300 inscritos nas três modalidades: Categoria De 5 km (masculino e feminino), Categoria De 10 km ( masculino e feminino), e a Categoria Cadeirante (2 km).
O evento que vem se superando a cada nova edição contou com o apoio de várias entidades, entre elas, o grupo São Braz, Digna e Infogenius, além da equipe Zenite Esportes, que auxiliou os organizadores com a cronometragem. Segundo Adriano Rodrigues, 40, um dos organizadores da corrida, foi superada todas as expectativas. “ Mantivemos a tradição no mês junino e incentivamos o pessoal em geral a boa prática da atividade física ”, explicou o organizador.
Entre os vencedores da competição estavam: Geane Gomes Barbosa,16, primeiro lugar na categoria 5 km feminino, Adriano da Silva Soares, 32, primeiro lugar na categoria 5 km masculino, Josiana Diniz Ramos, 38, primeiro lugar na categoria 10 km feminino, Mariselio de Sousa, 46, primeiro lugar na categoria 10 km masculino, David Rodrigo da Rocha, 35, primeiro lugar na categoria Cadeirante.
Sendo considerada uma forma de treinamento para vários competidores, a corrida da fogueira vem sendo uma forma de autoavaliação, para aqueles que pretendem competir em ocasiões maiores, a exemplo da Geane Gomes Barbosa, uma das vencedoras na modalidade 5km e que vem se preparando para a segunda fase dos jogos escolares. “Participei da Competição Estadual de Campina Grande, mês passado e ganhei nos 3 mil metros, esse mês irei correr novamente na cidade de João Pessoa, e caso eu ganhe me prepararei para ir para a competição em Brasília, no fim do ano”, comentou a atleta.
A corrida também exerceu a inclusão, incentivando portadores de deficiência a participarem. Davi Rodrigo, que é cadeirante comentou sobre sua prática esportiva. “Eu sempre gostei muito de esporte e também por saúde faz muita diferença no corpo. Fiquei muito tempo parado depois da lesão que ocorreu a 5 anos e de 2 anos para cá estou praticando esportes”, relatou Davi.
O evento também trouxe a tona a corrida dos cães, este não teve fim competitivo pois visava bem mais a interação dos cães na sociedade. Em apoio a essa interação, se fez presente o Grupo Aumigo Terapia que faz parte de um projeto onde os cães vão aos hospitais, instituições de caridade fazendo visitas no ambulatório e na parte de radioterapia. Um dos responsáveis pelo projeto Junior Mayer comenta que eles tentam passar para os pacientes um momento diferente do que eles vivem constantemente. “Os pacientes gostam, eles esquecem aquele momento do tratamento e se divertem um pouco, trocando um pouco de carinho com o cão”, explica Junior.
Para apoiá-los, ou ter maiores informações é só entrar em contato através do instagram: @Goldenretriviercampinagrande, pela página do Facebook: Golden Retrievier Campina Grande ou pelo whatsapp: (83)998546930.
E para mais informações sobre a corrida é só acessar o site zeniteesportes.com.