“Boa noite, com licença… Tudo para sua segurança !”
O Maior São João do Mundo possui um espaço onde milhares de pessoas de vários lugares do mundo circulam durante os 30 dias. Uma das maiores preocupações dos visitantes que desejam apenas apreciar a festa são com os riscos que podem correr lá dentro (Furtos, brigas, acidentes com objetos cortantes e etc). Para esclarecer alguns questionamentos, realizamos uma pesquisa e segundo as informações, a segurança do Parque do Povo conta com uma equipe de 84 pessoas, todas elas possuem curso na área de segurança e passaram por uma rigorosa seleção. Após a seleção os aprovados receberam treinamento específico e humanizado para realizarem a segurança nas portarias do PP. O responsável e coordenador geral da segurança das entradas é o Sargento Pinto da Polícia Militar, e é justamente ele quem realiza o treinamento de toda a equipe envolvida no trabalho das portarias.
A coordenadora de uma das portarias do Parque do Povo, a Sandra Coeli, relata que a boa educação em recepcionar os forrozeiros com um “boa noite”, “com licença”, acaba quebrando o gelo e torna o trabalho que é de uma seriedade inenarrável, mais leve de se realizar. Segundo Coeli, há uma grande resistência da parte dos homens na hora da revista. Durante as revistas que foram realizadas até o fechamento desta matéria, houve apreensões de entorpecentes e armas brancas. A polícia militar auxilia os seguranças prontamente nos momentos em que há necessidade, e além dos seguranças das portarias e a PM, a central de monitoramento está ativa e em pleno vapor, reforçando o trabalho de quem quer manter a paz durante os 30 dias de festa.
Vale lembrar que ao sair de casa para ir ao PP, não leve armas, leve somente a alegria, o entusiasmo de estar bem e junto dos forrozeiros que desejam arrasta o pé festejando o São João.
Entre e fique a vontade no Maior São João do Mundo!