Dando seguimento aos festejos juninos no quartel general do forró, na noite desta terça feira (06), inicio-se o concurso de quadrilhas juninas etapa agreste.
O concurso começará às 20h, com expectativa de público estimada em 4 mil pessoas por noite. Conforme a Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande e Região (Asquaju), nesta terça-feira, 06, se apresentaram seis quadrilhas que seguiram a seguinte ordem: Junina Mandacarú (município de Alcantil), Só pra Você (Remígio), Paixão Junina (Cuité), Fogo Caipira (Areial), Luar do Sertão (Damião) e Filhos do Sertão (Cacimba de Dentro). Na quarta-feira (07), se apresentarão as quadrilhas juninas Amor Caipira (Areial), Chamego Medonho (Esperança), Forrozeira (Cuité), Malícia de Menina (Pocinhos) e Cheiro de Malícia (Massaranduba).
Em entrevista o coordenador da Asquaju, Lima Filho, nós explicou um pouco de como é o procedimento de inscrição e avaliação
das quadrilhas participantes. “A associação de quadrilhas abrange 51 cidades na região agreste, as mesmas fazem a inscrição normalmente e participam das diversas assembleias. Com relação ao critérios de avaliação, eles são 9, dentre os principais temos entrada e saída das quadrilhas, coreografia, figurino, marcador, conjunto, repertório, todos esses avaliados por 5 jurados presentes na apresentação, de cada critério é eliminado a maior e a menor nota, e dessas eliminações ficam 3 notas válidas para cada quadrilha, sendo assim escolhida a campeã da noite. A primeira, segunda e terceira colocadas participaram da etapa paraibana, que será sediada na cidade de Patos – PB”. Diz, Lima.
A primeira quadrilha a se apresentar na pirâmide Parque do Povo é uma estreante no concurso, vinda do município de Damião – PB, a quadrilha Luar do Sertão é composta por 22 pares e tem como temática de apresentação “A terra onde me criei”, tema este que aborda aspectos regionais como a seca. Segundo a coordenadora da quadrilha, Lidiane Fernandes, é uma extrema satisfação participar de um concurso tão importante, tendo a expectativa que continuem sempre progredindo em suas apresentações, já que são 90 dias de preparação e dedicação, para fazer um verdadeiro espetáculo ao público presente.
Em meio ao público encontramos o senhor Antônio de Pádua, que pela primeira vez prestigia o evento, ele menciona que as quadrilhas são representações culturais da região e que tem grande importância na valorização desse período junino. Já de acordo com Ana Raquel, outra entrevistada que acompanha o concurso de quadrilhas a diversas edições, “as quadrilhas têm uma importância muito grande porque é uma cultura, tradição”, afirmou.
Vale salientar que a etapa agreste iniciasse hoje com a apresentação de seis quadrilhas, amanhã (07) cinco quadrilhas se apresentarão, totalizando 11 nesta etapa.
O resultado de primeiro, segundo e terceiro lugar será divulgado no final da noite desta quarta feira.